São Paulo, 25 de abril de 2024

13/04/2019

A Indústria 4.0 na fabricação de moldes e matrizes 2


Fresamento de Alta Eficiência – Expandindo a gama de produtos destinada ao fresamento de alta eficiência, a Iscar introduziu fresas de topo inteiriças de metal duro de múltiplos canais com diâmetros de 2 a 20 mm para operações de acabamento de alta eficiência e semi-acabamento. As fresas de topo são produzidas com o grau de metal duro ultrafino IC902, que foi desenvolvido para usinar materiais duros e têm uma relação comprimento de corte-diâmetro de até 6. Elas são utilizadas com rotações de até 20 mil rpm. A aplicação de fresas de topo de metal duro para fresamento em desbaste de abertura de canais e cavidades – por técnica trocoidal e alta taxa de remoção de material (MRR) – tem também chamado à atenção dos fabricantes de moldes e matrizes.

Opções Multi-Master – A necessidade de customizar moldes e matrizes para produtos específicos é o motivo pelo qual a fabricação de moldes e matrizes é geralmente de baixo volume ou mesmo peça única, o que resulta em grande número de fabricantes de pequeno e médio portes envolvidos na fabricação de moldes e matrizes. Para estes fabricantes, a utilização eficiente de ferramentas de corte e o gerenciamento bem executado de estoque de ferramentas são de importância fundamental. No entanto, a customização geralmente requer uma configuração de ferramenta específica para usinar áreas de peças de difícil acesso. Nem todas as ferramentas de corte em um estoque de ferramentas são ideais para esse tipo de usinagem, mas “customizar” a ferramenta ao solicitar um projeto feito sob medida está longe de ser a melhor solução.


A família Multi-Master da Iscar (Fig.3) de ferramentas montadas com cabeçotes de corte intercambiáveis ajuda a superar essas dificuldades.

De acordo com o conceito Multi-Master, a cabeça é adequada para montagem em diferentes corpos de ferramenta (hastes), e a haste pode montar diferentes cabeças. As cabeças são variadas em forma, geometria de corte e diâmetro e são projetadas para usinar superfícies 3D, esquadrejar, faces e ranhuras, chanfros e furos. As hastes cilíndricas e de perfil cônico apresentam dimensões diferentes para uma gama de balanços. Suas opções de projeto asseguram a fixação nos porta-ferramentas, porta-pinças ou diretamente no fuso da máquinas.

A Multi-Master, com sua rica variedade de cabeças, hastes, redutores e extensões, possibilita mais de 40 mil diferentes configurações de montagens. As ferramentas Multi-Master cumprem integralmente os requisitos do importante princípio “no-setup time”, já que a substituição de uma cabeça gasta não requer operações de configuração adicionais. A cabeça pode ser substituída sem removê-la da uma máquina, o que diminui significativamente o tempo de inatividade. Esses recursos tornam a família extremamente popular na indústria de moldes e matrizes.

Montagem Online de Ferramentas para Simulação – A característica de baixo volume da fabricação de moldes e matrizes e as formas usinadas altamente precisas torna qualquer desvio das especificações do molde (matriz) um calcanhar de Aquiles. Mesmo um pequeno erro pode rejeitar um produto inteiro. Impulsionada pelos desenvolvimentos da Indústria 4.0, a modernização na fabricação está fornecendo aos fabricantes de moldes e matrizes um instrumento eficaz para superar esse obstáculo: a modelagem computacional de processos de usinagem. Isso garante a implementação de estratégias de usinagem e trajetórias da ferramenta produtivas e otimização de dados de corte e prevenção de possíveis colisões.

A Iscar expandiu seus recursos digitais com a introdução de uma opção de montagens de ferramentas de corte em seu catálogo eletrônico, que contém dados acessíveis e precisos das ferramentas para pré-usinagem digital. Criar a representação digital de uma ferramenta que seria a representação de uma montagem, com base na norma ISO 13399, facilita a comunicação precisa das informações da ferramenta entre os sistemas de software. A integração dessa nova função ao sistema CAD/CAM de um fabricante de moldes e matrizes pode evitar erros no chão de fábrica durante a usinagem, enquanto que a capacidade de planejar múltiplas montagens economiza tempo e custos no processo de planejamento. A empresa planeja expandir seus produtos com dados direcionados para Indústria 4.0 e conectar para os fabricantes de moldes e matrizes os mundos digital e virtual da manufatura.

Muitos produtos ao nosso redor são fabricados usando moldes e matrizes, e a demanda por esses produtos cresce constantemente. Os avanços em segmentos industriais, como a indústria automotiva, um dos principais consumidores de moldes e matrizes, têm um grande impacto na fabricação de moldes e matrizes. Mais solicitações de moldes e matrizes levarão a um novo nível de requisitos para os fabricantes de ferramentas de corte. A Iscar afirma que os fabricantes de ferramentas de corte devem antecipar essas demandas e agir de acordo, fornecendo as soluções necessárias.

(*) Artigo escrito pela equipe de engenharia da matriz da Iscar, em Israel. Traduzido e adaptado pela Engenharia de Fresamento da Iscar do Brasil.

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.