São Paulo, 23 de abril de 2024

06/04/2019

14-bis será atração na Expomafe 2019


(*) Alfredo Ferrari

(07/04/2019) – As mais perfeitas réplicas produzidas até hoje dos aviões 14-bis e Demoiselle, inventados pelo “Pai da Aviação”, Santos Dumont, serão atração na Expomafe. Elas estarão expostas no Estande Temático que, seguindo a sua tradição e finalidade, demonstrará a importância da máquina-ferramenta, para a produção do motor Antoinette V8, de oito cilindros, aplicado no 14-bis. Foi o primeiro voo de um veículo mais pesado do que o ar, realizado em 23 de outubro de 1906, no Campo de Bagatelle, em Paris. O homem havia começado a voar.

A réplica do 14-bis, igual à original, foi construída por Alan Calaça, aviador e presidente do Instituto de Desenvolvimento Aeronáutico de Caldas Novas (GO), tendo já produzido três exemplares do 14-bis. A primeira réplica foi doada para o Museu do Ar em Paris e a segunda foi doada para o Museu de Sintra em Portugal. A terceira ficou em Caldas Novas e estará sendo exposta na Expomafe. Esta réplica participa, regularmente, de eventos pelo Brasil, realizando demonstrações de voo.

O motor Antoinette de oito cilindros, a gasolina, foi projetado e construído pelo engenheiro francês Léon Levavasseur.

Maiores informações sobre as réplicas e sobre Santos Dumont poderão ser vistas através de painéis, imagens e vídeos.

A Expomafe estará ocorrendo em maio próximo num momento em que a indústria brasileira aponta para um novo ciclo de crescimento, através de novos investimentos. Isto fica demonstrado pela ocupação total e antecipada de toda a área disponível no pavilhão São Paulo Expo, atraindo as principais empresas, nacionais e estrangeiras, fabricantes de máquinas-ferramenta, equipamentos mecânicos e eletrônicos, acessórios, ferramentas e sistemas integrados de manufatura.

Diversas atividades e atrações estarão enriquecendo a Expomafe, como o Estande Temático, a área dedicada à Manufatura Avançada, ciclo de palestras técnicas no Parque de Ideias, enfim um pacote de demonstrações do estado da arte da tecnologia voltada para a manufatura.

“14-bis, o início da aviação mundial”

(*) Alfredo Ferrari é engenheiro mecânico e vice-presidente da Câmara Setorial de Máquinas-Ferramenta e Sistemas Integrados de Manufatura. Esta matéria foi publicada originalmente no Canal de Conteúdo “A Voz da Indústria” (https://avozdaindustria.com.br)

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.