(06/09/2009) – A Romi participará, de 5 a 10 de outubro, em Milão (Itália), EMO Milano 2009, maior evento que reúne os mais importantes fabricantes mundiais de máquinas-ferramenta. “Vamos apresentar na EMO máquinas de perfil variado, indicadas para produção e manutenção, mostrando a variedade do nosso portfólio, com o objetivo de ampliar ainda mais nossa visibilidade no mercado europeu e de mostrar nossa capacidade de competir em todos os mercados”, diz o diretor de comercialização de máquinas da empresa, Hermes Lago.
No evento, onde terá um estande de 110 m², a empresa lançará o centro de usinagem Romi D 800 AP (Alta Performance). A máquina, equipada com o novo CNC da Siemens 828D – SL, se destina à usinagem de peças de perfis complexos em alta velocidade de corte e avanço. “Por sua alta precisão e performance, o Romi D800 AP é muito utilizado para usinar peças de materiais não-ferrosos, como peças da indústria aeroespacial, e também nos setor de ferramentaria”, observa Lago.
Outra novidade a ser apresentada na EMO, e pela primeira vez no mercado europeu, é o centro de torneamento Romi GL 280. De acordo com o diretor da Romi, esta máquina foi projetada para operar em indústrias com média e alta escala de produção, permitindo aumento significativo de produtividade e lucratividade.
A Romi mostrará ainda outras duas máquinas: o torno CNC Romi C 510, com comando Siemens 802D, e o centro de torneamento Romi E 280 BMY, com controle Fanuc 21 ITB. A primeira, que no Brasil recebe o nome Centur 35D, é oferecida na versão tradicional ou com o kit Multiplic, que permite utilizá-la tanto no modo automático, como é usual, quanto no modo “teach in”, em que o operador trabalha de maneira semelhante a um torno manual, com a grande vantagem de contar com o auxílio do CNC para executar tarefas de maior complexidade. Já o Romi E 280 BMY permite a realização de operações de torneamento, fresamento, furação e rosqueamento numa única fase, com aumento significativo de produtividade e eficiência na usinagem de peças.