São Paulo, 23 de abril de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

19/01/2019

Os 16 faróis da Indústria 4.0, segundo o Fórum Mundial 2

Os novos faróis da manufatura – As sete fábricas selecionadas em 2019

BMW Group (Regensburg Plant, Alemanha): Esta fábrica de automóveis fabricou cerca de 320 mil veículos em 2018. Usando uma plataforma customizada de Internet das Coisas, alcançou uma redução de custos e tempos em 80% das novas aplicações, incluindo uma redução significativa nos custos de logística e de 5% nos problemas de qualidade.

Danfoss, Commercial Compressors (Tianjin, China): Fabricante de compressores para refrigeradores, unidades de ar condicionado, entre outros, esta fábrica utiliza um sistema completo de rastreabilidade digital e ferramentas digitais, como sensores inteligentes, inspeção visual, sistema de monitoramento automático etc. para melhorar o controle de qualidade. A unidade melhorou a produtividade do trabalho em 30% e diminuiu as reclamações de clientes em 57% em dois anos.

Foxconn (Shenzhen, China): “Luzes apagadas na fábrica” – Especializada em componentes para smartphones e outros equipamentos elétricos, essa fábrica possui um processo de fabricação totalmente automatizado com machine learning e Inteligência Artificialpara a otimização automática de equipamentos, automanutenção inteligente e monitoramento de status em tempo real na produção. Sua abordagem da Revolução Industrial resultou em ganhos de eficiência de 30% e reduziu seu ciclo de estoque em 15%.

Rold (Cerro Maggiore, Itália): Fábrica que produz mecanismos de bloqueio para máquinas de lavar roupa e louça é a única entre as 16 que compõem a rede de “faróis” que pode ser classificada como média empresa, contando com 240 funcionários. O uso de tecnologias da Indústria 4.0, como smart watches, prototipagem rápida e painéis digitais ajudou a melhorar o volume de negócios entre 7% e 8%.

Sandvik Coromant (Gimo, Suécia): Maior fábrica de ferramentas de corte do mundo, operando 24 h por dia, a planta de Gimo criou um segmento digital para os seus processos de produção que aumentou significativamente a produtividade do trabalho. Um exemplo é a ‘touchless changeover’ (mudança sem toque), que permite que os padrões de projeto sejam alterados automaticamente, mesmo durante turnos não-monitorados”. (Leia matéria sobre esta planta nesta edição ou Clique Aqui)

Saudi Aramco Uthmaniyah Gas Plant (Uthmaniyah, Arábia Saudita): Esta unidade de processamento de gás tornou-se líder em várias tecnologias da Indústria 4.0 Quarta Revolução Industrial, incluindo o uso de soluções de Advanced Analytics e Inteligência Artificial através do Centro da Quarta Revolução Industrial da Saudi Aramco. A unidade utiliza ainda drones para inspecionar dutos e maquinário (reduzindo os tempos de inspeção em 90%), além de capacetes digitais, que ajudam os trabalhadores a reduzir o tempo necessário para realizar inspeções e reparos.

Tata Steel (IJmuiden, Holanda): Esta fábrica de 9 mil funcionários está colocando sua equipe em primeiro lugar, criando uma Academia de Análises Avançadas para ajudar os trabalhadores a encontrar soluções para reduzir o desperdício e melhorar a qualidade e a confiabilidade dos processos de produção. Este trabalho resultou em uma melhoria significativa nos resultados financeiros.

Para ler a íntegra do white paper (disponível em inglês) “Fourth Industrial Revolution: Beacons of Technology and Innovation in Manufacturing”, publicado pelo Fórum Econômico Mundial, Clique Aqui.

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.