São Paulo, 19 de abril de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

19/01/2019

Os 16 faróis da Indústria 4.0, segundo o Fórum Mundial


(20/01/2019) – Num esforço para contribuir para o desenvolvimento da Indústria 4.0 no mundo, o Fórum Econômico Mundial (World Economic Forum) tem realizado uma série de estudos e ações sobre a chamada 4ª Revolução Industrial. Uma dessas ações, iniciada no ano passado, foi a de apontar as fábricas que são os “faróis da manufatura” (“Manufacturing Lighthouses”), aquelas que estão conseguindo obter os melhores resultados na implantação das novas tecnologias.

Em 2018, foram indicadas nove plantas – dentro de uma lista inicial de mil fábricas. Agora, em 2019, foram apontadas outras sete, totalizando 16 “Faróis da Manufatura”. Do total, nove fábricas estão localizadas na Europa, cinco na China, uma nos Estados Unidos e uma na Arábia Saudita.

Com a divulgação desta lista, o Fórum Econômico Mundial pretende construir uma rede de ‘faróis da manufatura’ para que estes “iluminem” o caminho para que outras indústrias de todo o mundo possam resolver os problemas enfrentados na implantação destas tecnologias avançadas. Segundo o Fórum Mundial, estudos anteriores identificaram que mais de 70% das empresas que investem em tecnologias como análise de big data, inteligência artificial ou impressão 3D não são capazes de levar os projetos para além da fase piloto.

“Para auxiliar o aprendizado e a adoção de tecnologias por outras empresas, todas as empresas selecionadas como “faróis” da rede concordaram em abrir suas portas e compartilhar seus conhecimentos com outras empresas de manufatura”, informa o Fórum, no comunicado de divulgação da lista, que será apresentada oficialmente esta semana, durante a realização do Encontro Anual do Fórum Econômico Mundial, de 22 a 25 de janeiro, em Davos, na Suíça.

“Nós esperamos que esta rede de ‘faróis’ possa ser uma fonte da inspiração para ajudar no aumento da produtividade, entregando o máximo de benefícios para a sociedade”, explica Helena Leurent, responsável pelo estudo realizado pelo fórum Mundial.

“Estes 16 faróis representam um marco, um momento decisivo. Estamos vendo o começo da segunda fase, quando as tecnologias da 4ª Revolução Industrial estão penetrando o núcleo das indústrias e nossa plataforma de 16 faróis irá contribuir para iluminar este caminho”, avalia Enno de Boer, da consultoria McKinsey, que colaborou com o Fórum neste projeto.

Veja abaixo a lista dos 16 Faróis da Manufatura e o porquê foram escolhidas pelo Fórum Econômico Mundial:

Bayer, Division Pharmaceuticals (Garbagnate, Itália): “Soluções Digitais e aproveitamento de dados para melhorias significativas da produtividade”. Num momento de maior crescimento do volume de produção nesta unidade, utilizou a tecnologia de Digital Twin para otimizar e impulsionar melhorias de seu laboratório do controle de qualidade.

Bosch Automotive (Wuxi, China): “Suporte ao aumento de produção” – Usando análise avançada de dados para entender profundamente e eliminar perdas na produção, simular e otimizar as configurações do processo e prever interrupções da máquina antes que elas ocorram.

Haier (Qingdao, China): “Modelo de customização em massa focado no usuário” – As transformações com base Inteligência Artificial, incluindo uma plataforma de customização em massa ‘order-to-make’ e uma plataforma de serviço inteligente na nuvem, também suportada por inteligência artificial, para prever as necessidades de manutenção antes que aconteçam

Johnson & Johnson DePuy Synthes (Cork, Irlanda): “Digital Twin orientada ao processo” – A fábrica utilizou a tecnologia de Internet das Coisas para criar representações digitais de ativos físicos, levando a insights avançados da máquina, resultando em custos operacionais mais baixos e redução de tempo de inatividade.

Phoenix Contact (Bad Pyrmont and Blomberg, Alemanha): “Digital Twin orientada ao cliente” – Ao criar cópias digitais das especificações de cada cliente, o tempo de produção foi reduzido em 30%.

Procter & Gamble (Rakona, República Checa): “Sincronização de ponta a ponta” – Modelo analítico baseado na Web permitiu simulação, agilidade e capacidade de resposta em toda a cadeia de fornecimento, resultando em maior velocidade de mercado, eficiência de estoque e aumento de satisfação do cliente.

Schneider Electric (Le Vaudreuil, França): “Fábrica inteligente e integrada” – A capacitação dos os funcionários para aumentar a visibilidade das operações, manutenção e uso de energia e compartilhar essas melhores práticas com outras plantas ajudarama maximizar a eficiência operacional e de energia, reduzindo os custos de energia em 10% e custos de manutenção em 30%.

Siemens Industrial Automation Products (Chengdu, China): “Plataforma de tecnologia totalmente integrada para produção flexível” – Tecnologia possibilitou a capacidade de receber pedidos dos clientes e alocar recursos imediatamente, além de programar o tempo de produção em uma plataforma única e automatizada que leva a 100% de conformidade e 100% rastreabilidade, garantindo segurança e agilidade.

Fast Radius with UPS (Chicago, EUA): “Acelerando a inovação” – Atendendo à crescente demanda por rapidez e customização de produtos por meio da distribuição, da impressão 3D e sistema operacional proprietário que em termpo real impulsionam as análises e combinações, design, produção e realização global.

Para ler a sequência desta matéria – Os novos faróis da manufatura – As sete fábricas selecionadas em 2019 – Clique Aqui

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.