(19/09/2010) – Diante das descobertas de reservas de petróleo na camada Pré-Sal, a 10ª edição do Seminário Brasileiro do Aço Inoxidável – Inox 2010 (de 20 a 22 de setembro, no Rio de Janeiro) terá cunho internacional, com foco em temas relacionados a petróleo e gás.
Um dos pontos centrais do seminário são as discussões sobre a LRCs – Ligas Resistentes à Corrosão. Luis Garfias, do DNV Columbus-EUA, no dia 20 de setembro, às 15h15m, discutirá os desafios tecnológicos que as LRCs enfrentarão nas severas condições de exploração em águas ultra-profundas, como as encontradas no Pré-Sal. O especialista irá apresentar o estado da arte em termos de desenvolvimento de materiais necessários à produção de hidrocarbonetos a partir de poços nos quais vigoram condições consideradas extremas, bem como algumas das principais normas usuais para ensaios de materiais para a indústria petrolífera.
A especialista Flavia Maciel, da Petrobras, abordará o assunto de outra perspectiva, ou seja, os principais desafios para a seleção das LRCs nos novos projetos da Petrobras, incluindo o Pré-Sal.
Já Rodrigo Signorelli, da Sandvik Materials Technology, no dia 21 de setembro, às 15h15, vai abordar a metalurgia dos aços inoxidáveis duplex, que são considerados os mais adequados para atender aos desafios tecnológicos que as LRCs. Signorelli também irá apresentar a história e evolução dos aços inoxidáveis Duplex e sua aplicação na produção e refino de óleo, as características de fabricação e processabilidade desses materiais, incluindo os processos de soldagem.
A palestra do prof. André Costa e Silva, do EEIMVR-UFF, no dia 22 de setembro às 15h15m, tratará da aplicação de termodinâmica computacional no projeto e processamento de aços inoxidáveis avançados. Silva discorrerá sobre a evolução do conhecimento científico da metalurgia dos aços inoxidáveis através do uso da metalurgia e física e da ciência da corrosão, bem como o conhecimento experimental de diagramas de equilíbrio. Abordará ainda como o desenvolvimento desses materiais tem levado a maior complexidade de previsão de microestruturas e conseqüentes propriedades finais; o enorme salto nas tecnologias de fabricação dos aços inoxidáveis nas décadas de 70 e 80; e como a introdução das técnicas termodinâmicas computacionais deu inicio a uma nova era no desenvolvimento dos aços inoxidáveis.
O evento tem o apoio da Petrobrás e do CNPq e tem o patrocínio das empresas Arcelor Mittal, Villares Metals, CBMM e Votorantim.
10chr38ordm; Seminário Brasileiro do Aço Inoxidável – Inox 2010
chr38middot; Edição Internacional – Foco em Petróleo e Gás
chr38middot; Data: 20 a 22 de setembro de 2010
chr38middot; Local: Sheraton Barra Hotel & Suites – Av. Lúcio Costa 3150, Barra da Tijuca – Rio de Janeiro
chr38middot; Inscrições e o programa completo no site http://www.nucleoinox.org.br/inox-2010/pt-br/index.php.