Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.

São Paulo, 25 de julho de 2025

Apoio:

Anúncio

07/09/2018

Oerlikon amplia produção de revestimentos premium


(09/09/2018) – Desde o início deste ano, a Oerlikon Balzers observa aumento na demanda por revestimentos. “Não só em volume, mas também no tipo de revestimento. Os clientes estão migrando das coberturas mais simples para revestimentos de maior desempenho, buscando maior performance, redução do coeficiente de atrito e melhor relação custo x benefício”, afirma Rafael Silva, gerente de vendas para Região Sudeste.

Para atender a essa nova tendência do mercado, a empresa decidiu reprogramar as cargas de sua unidade em Jundiaí (SP) e ampliar a oferta dos revestimentos premium. Assim, os revestimentos Balinit Pertura, Alnova, Latuma, Alcrona Pro e Hard Carbon passaram a ter uma maior frequência durante a semana desde o início de setembro.

“Os revestimentos PVD Balinit aumentam a confiabilidade e a eficiência dos processos de usinagem, gerando aumento da produtividade e qualidade. São produtos que apresentam propriedades de extrema dureza e alta resistência contra o desgaste, que poderão ser usados em vários processos de usinagem: fresamento, furação, torneamento, rosqueamento, escareamento, entre outros”, afirma o gerente.

De acordo com Silva, “as propriedades de nossos revestimentos premium oferecem maior vida útil das ferramentas e permitem aumentar, ao mesmo tempo, as velocidades de corte. É possível baixar consideravelmente os custos de produção, em até 15%, se aumentados os parâmetros de corte em 20%, por exemplo”.

Entre as principais propriedades dos revestimentos premium, o gerente destaca:

Balinit Pertura – Sucessor dos revestimentos Futura e Helica, tem estrutura de nanocamadas com base em AlTiN (nitreto de alumínio e titânio) que garante excelente equilíbrio de tensão residual, dureza e tenacidade à fratura, evitando assim de forma consistente a propagação de trincas. “Isso permite velocidades de corte mais altas do que em outros revestimentos, assim como vida útil estendida de ferramenta, mesmo na furação profunda ou no uso de quantidades mínimas de lubrificação”, explica.

Balinit Alnova – À base de CrAlN (nitreto de cromo e alumínio de dupla camada), é a solução ideal devido a sua dureza à quente aprimorada, alta resistência à oxidação e superfície muito lisa para as operações de usinagem de peças e componentes para equipamentos para o setor de energia, que estão se tornando cada vez mais desafiadoras. “Os materiais devem suportar temperaturas cada vez mais altas e, consequentemente, as ferramentas de usinagem para essas tarefas precisam estar equipadas com um revestimento de proteção contra desgaste apto a atender a essas rigorosas demandas”, informa.

Balinit Latuma – Voltado para fabricantes de ferramentas, indústrias de engenharia mecânica e aviação que necessitam de maior versatilidade e desempenho. “Com o Latuma, desenvolvido com base nos revestimentos Futura Nano e X.Ceed, a usinagem de uma ampla variedade de materiais desafiadores são ainda mais produtivos, assim como a segurança do processo sob condições difíceis de trabalho, que foi aprimorada”, diz, lembrando que trata-se de revestimento com base em AlTiN (nitreto de alumínio e titânio) recomendado para aplicação em insertos e pastilhas.

Balinit Alcrona Pro – Trata-se de um revestimento extremamente resistente ao desgaste com dureza à quente e estabilidade perante choques térmicos. Além disso é abrangente, oferecendo bons resultados em usinagem a seco e úmido a altas velocidades de corte. “Cada vez mais as ferramentas estão sendo submetidas a um alto nível de carga durante o processo de produção, devido às tensões mecânicas e térmicas. Apesar disso, é necessário aumentar a produtividade. Com este revestimento à base de CrAlN (nitreto de cromo e alumínio), conseguimos exceder a curva de desempenho nos processos com alta temperatura”, comenta.

Balinit Hard Carbon – Da família dos revestimentos a base de carbono (DLC – Ta-C), é usado para a usinagem de metais não ferrosos. “Este revestimento é extremamente fino, com baixíssimo coeficiente de atrito e extrema dureza, o que o torna a solução ideal para a usinagem de ligas de alumínio e de outros metais não ferrosos, como cobre, prata ou ouro, GRP, CFK e materiais orgânicos”, conclui.

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: