
(26/08/2018) – A produção industrial aumentou na passagem no mês passado e a utilização da capacidade instalada alcançou 68%, de acordo com levantamento Sondagem Industrial realizado pela CNI. Segundo a entidade, embora inferior à média para o mês, trata-se do maior percentual registrado em julho dos últimos quatro anos.
As expectativas voltaram a melhorar de um modo geral, com aumento do otimismo com relação à demanda e compras de matérias-primas nos próximos seis meses. Também há perspectivas de aumento da quantidade exportada e manutenção do número de empregados. A intenção de investir, após cinco meses consecutivos de queda, voltou a crescer.
Considerando as grandes empresas em separado, os dados de atividade de julho são mais favoráveis. Para essas empresas, o índice de evolução da produção foi a 54,8 pontos, igualando o maior valor da série para o mês, registrado em 2010. Além disso, o índice de evolução do número de empregados alcançou 49,5 pontos, ou seja, essas empresas praticamente não registraram cortes de pessoal em julho.
O índice de evolução da produção de julho registrou 52,2 pontos – como ficou acima da linha divisória de 50 pontos, mostra aumento da produção industrial na comparação com junho. É usual o aumento da produção nessa comparação, pois o segundo semestre é um período de maior atividade industrial. Ressalte-se, contudo, que em 2017 esse aumento havia sido modesto e nos três anos anteriores foi observado queda da produção, como se pode ver no gráfico abaixo.
O índice de evolução do número de empregados ficou em 48,5 pontos em julho, muito próximo ao registrado nos dois últimos meses (48,3 pontos em maio e 48,1 pontos em junho). Como o índice encontra-se abaixo dos 50 pontos, indica queda do emprego industrial no período.
