(25/07/2010) – O pré-sal, suas demandas e desafios em termos de tecnologia e recursos humanos e os grandes desafios do setor mineral brasileiro, estão entre os principais assuntos da 65ª edição do Congresso Internacional da ABM – Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (http://www.abmbrasil.com.br/congresso/2010/), que será realizado entre os dias 26 e 30 de julho de 2010, no Hotel Intercontinental, no Rio de janeiro.
O maior fórum de debates do setor minerometalúrgico e de materiais da América Latina terá o ponto alto da sessão solene serão as homenagens aos engenheiros José Armando de Figueiredo Campos, Omar Silva Júnior e Marc André Meyers. Presidente do Conselho de Administração da ArcelorMittal Brasil, José Armando receberá a Medalha de Mérito ABM; Omar Silva Júnior, vice-presidente Industrial da Usiminas, será laureado com a Medalha ABM Vicente Falconi, por sua destacada atuação na área de gestão empresarial; Meyers, cientista brasileiro, professor doutor de Ciências dos Materiais da Universidade da Califórnia, San Diego (USA), será homenageado com o Materials and Society Award, outorgado pela Acta Materialia Inc., por sua destacada contribuição científica nas áreas de nanotecnologia e comportamento dinâmico dos materiais.
Entre os destaques da programação do 65º Congresso da ABM está o Fórum de Líderes, no dia 27, das 16 às 20 horas. Executivos da Petrobras e das grandes siderúrgicas nacionais debaterão o tema chr38ldquo;Pré-Sal: Demandas, Desafios, Desenvolvimentos – Tecnologia e RH”.
Desafios e demandas do setor mineral – No mesmo dia, terça-feira, 27, das 14h40 às 15h20, o Ministério de Minas e Energia apresentará o Plano de Geologia, Mineração e Transformação Mineral 2030, que se encontra em fase de finalização pelo Governo. Participam do evento, o secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do MME, Claudio Scliar, e o diretor de Tecnologia e Transformação Mineral, Fernando Freitas Lins. Base para a formulação de políticas públicas para o setor mineral brasileiro nos próximos 20 anos, o Plano GMT 2030 servirá como instrumento sinalizador para o setor privado produtivo, apontando os grandes desafios, cenários prováveis até 2030 e as projeções de demandas e de investimentos.
1.400 CONGRESSISTAS – São esperados cerca de 1.400 congressistas, entre executivos e profissionais da indústria e da academia ligados aos segmentos de mineração, siderurgia e do segmento de não-ferrosos, no Brasil e no exterior, representantes do governo, consultores, fornecedores e serviços e estudantes, estes inscritos no ENEMET – Encontro Nacional dos Estudantes de Engenharia Metalúrgica, de Minas e de Materiais, evento paralelo ao Congresso que se encontra em sua 10ª edição.
Reafirmando o papel que vem desempenhando desde o início da industrialização brasileira, como fórum de discussão e disseminação do conhecimento técnico-científico e de gestão nas áreas de metalurgia, materiais e mineração, o 65º Congresso da ABM contará com cerca de 800 contribuições técnicas, das quais mais de 300 são de especialistas estrangeiros, inscritos no 18º Congresso Internacional da IFHTSE (The International Federation for Heat Treatment and Surface Engineering) e no 1° Congresso Internacional de Materiais ABM/TMS (The Minerals, Metals & Materials Society), outros dois eventos paralelos ao Congresso.
Também serão realizadas mesa-redonda sobre ‘Propriedade intelectual e inovação tecnológicachr38rsquo;, workshop “Aço Construindo a Copa 2014” e a Expomet.
65ª edição do Congresso Internacional da ABM
chr38middot; Data: de 26 a 30 de julho
chr38middot; Local: Hotel Intercontinental, RJ
chr38middot; Informações: http://www.abmbrasil.com.br/congresso/2010/