(16/04/2018) – A aproximação entre universidades e o setor produtivo é um fator preponderante no desenvolvimento tecnológico dos países industrializados. Ciente do seu papel de maior feira do setor mecânico da América Latina, a Feimec – Feira Internacional de Máquinas e Equipamentos, de 24 a 28 de abril, no São Paulo Expo, apresenta neste ano o Parque de Ideias.
O espaço, onde o conhecimento é o maior objetivo, reúne algumas das maiores instituições de ensino do Brasil – FAAP, FEI, ITA, Mauá , UFSC e USP – para apresentar seus projetos de inovação e ministrar palestras que passam por temas como Indústria 4.0, Internet das Coisas, Soldagem, Revestimento de Superfícies e Manufatura Aditiva por laser, Design Thinking, Planejamento Estratégico e muitos outros.
Escolas técnicas e empresas expositoras que desenvolvem e utilizam soluções inovadoras para a indústria também têm espaço garantido na grade de palestras. Veja programação completa neste link.
PROJETOS – Em uma área próxima ao palco, as universidades vão demonstrar na prática os projetos que podem mudar o futuro da manufatura no Brasil. Conheça alguns deles:
FEI – Os visitantes vão conhecer o protótipo Fórmula SAE Elétrico, totalmente projetado e fabricado pelos alunos da FEI empregando soluções criativas e inovadoras. Trata-se das mesmas tecnologias encontradas nos carros de competição da Fórmula E e em alguns dos melhores veículos elétricos disponíveis no mercado automotivo.
A FEI apresenta também o Projeto SAMPE – Society for the Advancement of Material and Process Engineering (Sociedade para o Progresso da Engenharia de Materiais e Processos), uma sociedade global de profissionais do ramo de engenharia de materiais que fornece informações sobre novos materiais e tecnologias de processamento por meio de conferências, exposições, fóruns técnicos, publicações ou livros. Lançado no Brasil em 2014, o Desafio Acadêmico em Composites SAMPE Brasil tem o objetivo de fornecer uma oportunidade para os alunos aprenderem e expandirem suas habilidades para projeto e fabricação de componentes em materiais compósitos.
FAAP – A FAAP irá expor uma bancada eletropneumática com a demonstração da utilização do de seu Projeto ATIVA (Automação Interativa), que visa ao desenvolvimento de um aplicativo para a programação e controle da bancada eletropneumática mesmo por pessoas sem grandes conhecimentos de programação de CLP.
O projeto está em desenvolvimento por um grupo de alunos e teve sua primeira fase apresentada no ano passado. Na primeira fase, foi desenvolvido o programa de computador para a programação do CLP; atualmente, está em desenvolvimento um aplicativo para o controle e programação da bancada.
MAUÁ – O Instituto Mauá de Tecnologia irá proporcionar aos visitantes uma demonstração dos padrões de Manufatura Avançada, desde como utilizá-los até quais benefícios trazem para as companhias de todos os tamanhos. No projeto “Padrões de comunicação para manufatura inteligente”, em parceria com a AMT – American Manufacture Technology e a Beckhoff, a universidade vai mostrar como uma empresa consegue visualizar e quantificar a produção de seu negócio de forma remota. Para isso, serão apresentados quais os padrões de comunicação utilizados pelos equipamentos nas fábricas, como utilizá-los e quais benefícios trazem para as companhias.
UFSC – A Universidade Federal de Santa Catarina leva para a FEIMEC seu Departamento de Engenharia e Mecânica, que apresentará durante todos os dias diferentes laboratórios. Entre eles, o Laboratório de Mecânica de Precisão (LMP) que, desde sua criação, em 1990, vem atuando no desenvolvimento de pesquisas tecnológicas aplicadas na área de usinagem com ferramentas de geometria definida e não-definida, englobando os fundamentos dos processos de usinagem, desenvolvimentos em modelagem e simulação destes processos. Entre os processos não-convencionais destacam-se a remoção por descargas elétricas, a furação por escoamento e rosqueamento por conformação e, mais recentemente, aplicações com laser de elevada potência. Os demais laboratórios da UFSC presentes no Parque de Ideias são: Soldagem, Sistemas Hidráulicos e Pneumáticos e o Laboratório de Robótica Raul Guether.
USP – A Universidade de São Paulo destacará o Projeto Júpiter, da equipe de Foguetemodelismo da Poli, integrado por membros de diversos cursos da USP. Visando ao desenvolvimento profissional dos integrantes e do setor aeroespacial brasileiro, foram projetados foguetes de 3 metros de altura com a missão de atingir 3.000 metros de altitude em competições pelo mundo.
FEIMEC – Feira Internacional de Máquinas e Equipamentos
Data: 24 a 28 de abril, das 10h às 19h (dia 28, das 9h às 17h)
Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center
Iniciativa: Abimaq
Promoção e organização: Informa Exhibitions
Patrocínio Oficial: Romi
Mais informações: www.feimec.com.br