(23/08/2009) – A WEG anunciou sexta-feira passada (21) a conclusão das negociações para expansão de suas atividades fabris no Brasil, com a construção de um novo parque fabril na cidade de Linhares, no Norte do Espírito Santo, onde irá produzir motores elétricos. O anúncio foi feito durante entrevista coletiva com a presença do governador Paulo Hartung, do diretor-presidente da WEG, Harry Schmelzer; do diretor-superintendente da WEG Motores, Siegfried Kreutzfeld; e do diretor Industrial da WEG Motores, Luis Alberto Tiefensee e autoridades locais.
A nova fábrica irá exigir recursos da ordem de R$ 186 milhões e deve gerar mil empregos. O empreendimento contou com desoneração tributária a partir do Invest-ES, programa do Governo Estadual. A construção será modular, o que – segundo a empresa – permite o aumento gradual e contínuo da capacidade produtiva, atendendo às necessidades de expansão da companhia ao longo de vários anos. O primeiro módulo produtivo deve entrar em operação em 2011.
“A WEG investe considerando seu posicionamento de longo prazo. Este parque fabril deverá ser parte muito importante da nossa capacidade produtiva nos próximos anos”, afirmou Schmelzer. “Acreditamos que este novo parque será uma importante fonte de vantagens competitivas e vai contribuir para a continuidade da nossa trajetória de sucesso”.
O governador Hartung destacou a importância do investimento para o Espírito Santo. “Para nós que temos de diversificar a nossa economia, agregando valor às nossas cadeias produtivas, esse é um passo extraordinário”, afirmou. Guilherme Dias, secretário estadual da Fazenda, frisou que “o novo projeto da WEG é um sinal positivo para a economia brasileira e absolutamente marcante para o desenvolvimento do Espírito Santo”.
A localização do novo parque fabril foi definida ao final de um processo longo de estudos que considerou diversas alternativas em todo o Brasil. “A localização privilegiada, próxima de regiões de grande crescimento econômico no Brasil, e a base educacional da população de Linhares, com escolas técnicas e cursos superiores de boa qualidade foram determinantes para a escolha”, destacou Siegfried Kreutzfeld, diretor superintendente da WEG Motores. O diretor citou a infraestrutura portuária, que traz vantagens logísticas importantes para a obtenção de matérias-primas utilizadas no processo produtivo.
WEG – Fundada em 1961, a WEG atua principalmente no setor de bens de capital e é um dos maiores fabricantes mundiais de equipamentos eletroeletrônicos, produzindo motores elétricos, geradores, transformadores e componentes eletrônicos e eletromecânicos de proteção, comando e controle. O grupo tem sua sede e principais unidades industriais em Jaraguá do Sul (SC). Suas demais fábricas estão localizadas em Gravataí (RS); Blumenau, Guaramirim e Joaçaba (SC); São Bernardo do Campo e Hortolândia (SP) e Manaus (AM). No exterior, a WEG possui unidades fabris na Argentina, México, Portugal e China e instalações de distribuição e comercialização nos EUA, Venezuela, Colômbia, Chile, Alemanha, Inglaterra, Bélgica, França, Espanha, Itália, Suécia, Austrália, Japão, Cingapura, Índia, Rússia e nos Emirados Árabes Unidos.