São Paulo, 05 de julho de 2026

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

07/04/2018

PSA irá produzir virabrequins na fábrica do RJ


(08/04/2018) – Em julho deve entrar em operação a nova linha de produção de virabrequins na fábrica da PSA, em Porto Real (RJ). A empresa – que investiu R$ 13 milhões no ano passado na expansão da capacidade de blocos e cabeçotes dos motores – está investindo agora R$ 43 milhões na nova linha que futuramente exportará parte de sua produção para o Groupe PSA no Marrocos.

A Usina Mecânica de Porto Real (UMPR), unidade responsável pela fabricação de motores do Groupe PSA no Brasil, alcançou a marca de 2 milhões de motores produzidos no final de março. A marca foi atingida com a produção de um motor EC5 1.6l, que equipa os Citroën C3 e Aircross e os Peugeot 208 e 2008 produzidos no País e também os modelos Berlingo, Partner, 308, C4 Lounge e 408 fabricados na Argentina. Além desse motor, a UMPR produz também sua versão para montagem com a nova caixa automática EAT6.

Inaugurada em 2002 com uma capacidade produtiva inicial de 50 mil motores por ano, a UMPR recebeu constantes investimentos por parte do Groupe PSA, permitindo importantes evoluções em sua estrutura, além de um intenso trabalho de formação de pessoal e de aplicação das melhores práticas produtivas Lean (PSA Excellence System).

Com cadência produtiva de 425 unidades por dia, a UMPR conta atualmente com cerca de 200 colaboradores, divididos entre a montagem dos motores e a unidade de usinagem, responsável pela produção de blocos e cabeçotes de alumínio para os motores 1.6l. Em 2017, produziu 92,6 mil motores, melhor marca desde 2014.

Atualmente, a UMPR é uma referência operacional dentro do Groupe PSA, estando muito próxima do modelo de “Fábrica Excelente”, que é o padrão de melhor desempenho estabelecido para todas as plantas do Grupo no mundo. “Contamos com modernos processos que nos possibilitam adaptar nosso volume de produção sem a necessidade de ampliação de nossa superfície física. Com isso, conseguimos manter a qualidade dos nossos produtos e a satisfação dos nossos clientes finais”, disse Eduardo Chaves, diretor do Polo Industrial Brasil, do qual a UMPR faz parte, juntamente com a fábrica de veículos.

“Nossos investimentos na UMPR mostram o quanto estamos priorizando a integração local dos componentes de nossos motores, onde a nova linha de virabrequins é o nosso exemplo mais recente”, declarou Fabricio Biondo, vice-presidente de Comunicação, Relações Externas e Digital do Groupe PSA para a América Latina.

FÁBRICA BRASILEIRA VAI PRODUZIR O C4 CACTUS – Para Jean Mouro, vice-presidente Sênior de Operações Monozukuri América Latina, esses investimentos na UMPR estão em linha com as boas notícias vindas também da vizinha fábrica de veículos do Grupo. ”Durante o Salão de Genebra, em 6 de março, confirmamos uma outra grande novidade aqui para Porto Real: o início da produção de um novo veículo, a partir do segundo semestre deste ano, o C4 Cactus. Trata-se de um carro global, cujo desenvolvimento foi liderado pelas equipes de Engenharia e Estilo do Groupe PSA na América Latina para atender às demandas dos clientes do Brasil e dos outros países da região”, afirmou.

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.