São Paulo, 25 de abril de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

31/03/2018

Kampmann investe em linha automática de lâminas HSS

(01/04/2018) – A Kampmann do Brasil, empresa nacional com sede em Minas Gerais, está finalizando a montagem de sua nova linha de produção de lâminas de serras circulares em HSS. A linha está sendo instalada na filial da empresa em Nova Lima (MG) e terá capacidade para a produção de 30 mil lâminas/mês.

“Trata-se da primeira linha automatizada de produção de lâminas de serras HSS implementada nas Américas”, afirma Maria Cristina Moreira, responsável pela área de P&D da Kampmann. Sem revelar o total investido, a engenheira conta que a unidade contará com novos recursos e tecnologias, como o forno elétrico contínuo com zonas térmicas de atmosferas controladas e protegidas por injeção de nitrogênio pressurizado, dotado ainda de carregamento, prensagem e descarregamento automatizados, com capacidade de produção de uma peça por minuto.

A unidade contará ainda com máquina de corte a laser, fabricação própria de nitrogênio, fornos elétricos para revenimento, retíficas copo de alta produtividade, afiadoras CNC e demais equipamentos necessários á produção de lâminas de serras. Além disso, contará com um moderno e bem equipado Laboratório de Análises Metalográfica e Metrológica.

De acordo com Cristina, “os procedimentos utilizados no forno elétrico principal de têmpera garantem perfeita repetibilidade dos processos de tratamento térmico, conferindo às lâminas de serras qualidade técnica incontestável, já que a tecnologia utilizada para têmpera é dotada de aquecimento controlado e resfriamento individualizado por peça em linha”, diz. Com isso, explica, evita-se o emprego de tecnologias obsoletas, com as quais os tratamentos térmicos, embora individualizados, são realizados de forma manual e artesanal, “não garantindo uniformidade do produto, influenciando negativamente na qualidade das peças”.

Quanto à capacidade da linha, de cerca de 30 mil lâminas/mês, a engenheira afirma que a meta da Kampmann é – além de atender o mercado interno – exportar para todo o continente americano, África, Oriente Médio, Ásia e quem sabe até a Europa, que concentra grandes fabricantes dessa linha. “Temos orgulho de desenvolver esse produto no Brasil e de inverter a atual condição brasileira de importador para exportador de serras circulares em HSS”, afirma.

A princípio, serão produzidas lâminas de serras HSS dentro da linha Royal Standard, nas versões Branca, Vaporizada e Revestidas com PVD, nos diâmetros entre 160 até 550 mm. “Porém, nossa capacidade operacional possibilita a produção em linha contínua, de peças com diâmetros variando entre 50 até 630 mm, que serão incorporadas ao nosso programa oportunamente”, explica.

De acordo com Cristina, a empresa está envidando todos os nossos esforços com o objetivo de lançar a linha de lâminas de serras circulares em HSS durante a próxima edição da Feimec 2018, de 24 a 28 de abril de 2018, no São Paulo Expo. A Kampmann estará na Feimec no estande F 059.

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.