(21/03/2010) – A ReliaSoft apresentará soluções para auxiliar diversos setores da indústria a controlar a qualidade e confiabilidade de seus produtos nas etapas do seu ciclo de vida durante a Mecânica 2010 (de 11 a 15 de maio, no Anhembi). Segundo Claudio Spanó, diretor executivo da ReliaSoft, com as ferramentas de análise é possível determinar períodos de garantia ou prever quando o produto estará com maturidade ideal para ser lançado no mercado, evitando altos custos em garantia e possíveis ações de recall. “A confiabilidade é bastante flexível e pode ser aplicada em diversas áreas, como engenharia e desenvolvimento de produtos, qualidade, pós-vendas, manutenção e linhas de produção”, afirma.
Na América do Norte e Europa, mais de 90% da aplicação da Engenharia da Confiabilidade é voltada para a área de produto. Já na América do Sul, Ásia e Oceania, a confiabilidade é mais absorvida pela área de manutenção, sendo que, no Brasil, representa 75% das aplicações. “O investimento em confiabilidade ainda é muito baixo no País. Para se ter uma ideia, o setor de produtos nos Estados Unidos investiu, de janeiro a agosto de 2009, 40 vezes mais em engenharia da confiabilidade do que as empresas brasileiras”, conclui o executivo da ReliaSoft.
Durante a Mecânica 2010, os empresários e profissionais do setor também terão a oportunidade de conversar com os consultores da ReliaSoft. Os especialistas poderão orientar sobre o uso de dados de garantia para levantar as curvas de confiabilidade de produtos em campos, gerar projeções de vendas mais precisas e obter informações para subsidiar a área de engenharia. Para isso, serão apresentadas ferramentas de análise de confiabilidade que permitem monitorar o desempenho do produto, ainda na fase de desenvolvimento, por meio de ensaios acelerados, índices do crescimento da confiabilidade e realização de experimentos para entender o comportamento do produto.
PRODUTOS
chr38middot; Weibull++: software para realizar a análise de dados de vida que é a base para as análises de Confiabilidade. Possui mais de 13 distribuições estatísticas.
chr38middot; ALTA: realiza análise quantitativa de ensaios acelerados de vida (QALT), permitindo que a confiabilidade seja levantada ainda na fase de desenvolvimento de produtos.
chr38middot; BlockSim: software para desenvolver os Diagramas de Blocos de Confiabilidade (RBD) e Árvores de Falhas (FTA) e simulação de Monte Carlo. Ideal para realizar a modelagem de sistemas, tal como um carro, um equipamento, ou até mesmo uma processo produtivo.
chr38middot; RGA: analisa o crescimento da confiabilidade de produtos e softwares nas fases de desenvolvimento e teste. Utilizado na elaboração de estratégias para o crescimento da confiabilidade no desenvolvimento de produto e definir o deadline para liberação da série.
chr38middot; DOE++: software para delineamento de experimentos. Suporta análises estatísticas de Seis Sigmas e utiliza modelo de projeto com base na Metodologia Taguchi.
chr38middot; Xfmea: realiza a análise dos efeitos dos modos de falha (FMEA/FMECA). Direciona a tomada de decisões, priorizando os riscos potenciais de falha de um projeto, processo e sistema.
chr38middot; RENO: software para análise de risco, segurança e eventos probabilísticos. Permite a criação de modelos complexos, utilizando o formato de fluxograma.
chr38middot; XFRACAS: sistema para gerenciar, acompanhar e controlar incidentes e seus problemas associados seguindo a metodologia FRACAS.
Mecânica 2010 – 28ª. Feira Internacional da Mecânica
chr38middot; Data: 11 a 15 de maio
chr38middot; Local: Anhembi – SP
chr38middot; Maiores informações: www.mecanica.com.br.