
(18/02/2018) – No próximo dia 28 de fevereiro será encerrado o ano fiscal 2017/2018 da Ceratizit, fabricante mundial de produtos de metal duro. No que se refere à filial brasileira, o balanço deve apresentar crescimento em torno de 30% no faturamento na comparação com o exercício anterior.
O aumento no volume de negócios, que já vinha sendo registrado desde o terceiro trimestre de 2017, se acentuou em 2018. “O ano começou muito positivo e, em nosso fechamento, ainda tivemos a sorte de poder contar com os dois primeiros meses de 2018”, observa Marcos Mantovani, diretor-geral da Ceratizit do Brasil, que se diz otimista quanto à retomada do mercado brasileiro. “Tirando os possíveis efeitos das eleições deste ano, todos os indicadores apontam para um desempenho bem superior ao do ano passado”.
Sobre 2017, o executivo informa que a filial cresceu nos quatro segmentos em que atua. “Tanto em cilindros de metal duro e ferramentas para o setor madeireiro, nos quais já temos uma posição consolidada no mercado brasileiro, quanto nos segmentos de wear parts e de ferramentas para usinagem, nos quais os resultados foram bem positivos”, comenta.
O segmento de usinagem, aliás, é o que contribuiu mais fortemente para o desempenho no atual exercício. Frisando que a participação da Ceratizit em usinagem no mercado brasileiro ainda é pequena e que o recente aumento no número de distribuidores foi decisivo, Mantovani lembra que “este fato vem ao encontro da estratégia da companhia globalmente, que tem investido pesado neste segmento, com a aquisição de várias empresas”, destaca.
Foram sete aquisições nos últimos cinco anos: as alemãs Günther Wirth (GW) e Klenk, fabricantes de ferramentas rotativas; as norte-americanas Promax Tools, fabricante de rotativas para o setor aeronáutico, e a Best Carbide, especializada em microferramentas; a Cobra Carbide India, fabricante de ferramentas rotativas da Índia; a alemã Becker Diamantwerkzeuge, fabricante de ferramentas de diamante e CBN; e, mais recentemente, a também alemã Komet, fabricante de ferramentas especiais de PCD e CBN. Algumas ferramentas destas linhas já estão disponíveis no Brasil.
Para atender ao crescimento da filial, a Ceratizit acaba de se transferir para Campinas (SP). A nova sede, instalada no Techno Park de Campinas, em operação desde o mês passado, é quase cinco vezes maior que as instalações anteriores em Alphaville, Barueri (SP).