São Paulo, 05 de julho de 2022

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

19/01/2018

ITA sediará Centro de Projetos do Instituto Fraunhofer


(21/01/2018) – O ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica, de são José dos Campos (SP), irá sediar o Centro de Projetos Fraunhofer para Manufatura, o FPC@ITA. O novo espaço é resultado da parceira fechada no fianl do ano passado entre o ITA e Instituto Fraunhofer IPK, da Alemanha, e será voltado para pesquisas na cadeia de processos em empresas industriais, inovações sustentáveis na gestão corporativa, desenvolvimento de produtos, sistemas de produção, tecnologia de fabricação e automação.

“No futuro, o Instituto Fraunhofer de Sistemas de Produção e Tecnologia de Design (IPK) e o Centro de Competências para a Manufatura (CCM) do ITA desenvolverão conjuntamente soluções de tecnologia de produção em benefício da indústria no Brasil, incluindo empresas alemãs e europeias que produzem localmente”, disse Eckart Uhlmann, diretor do Fraunhofer IPK e diretor executivo do FPC@ITA.

O projeto marca a cooperação estratégica entre a instituição de pesquisa alemã, com base em Berlim, e uma das melhores escolas de engenharia do Brasil. As competências complementares dos dois institutos devem permitir ainda o desenvolvimento e implementação de soluções de sistemas complexos para produção digitalmente integrada (DIP).

No FPC@ITA, professores e alunos de ambos os institutos poderão interagir, fomentando a participação do ITA e Fraunhofer IPK em chamadas nacionais e internacionais de projetos de pesquisa na área de Manufatura Avançada em parceria com indústrias do setor aeroespacial.

De acordo com comunicado de imprensa divulgado pelo ITA, a cidade de São José dos Campos foi escolhida para sediar o FPC@ITA por estar numa região estratégica: cerca de 50% das empresas brasileiras estão localizadas a 200 km da cidade. A região hospeda ainda 70% de todas as empresas alemãs que administram filiais brasileiras.

Segundo o Fraunhofer IPK, muitas já manifestaram interesse em cooperar com o FPC@ITA. Atualmente, projetos no valor de aproximadamente 11 milhões de euros estão em execução, ou foram recentemente concluídos pelo Fraunhofer IPK no Brasil – muitos já em estreita colaboração com ITA e CCM.

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.