(15/10/2017) – A Abimaq irá promover esta semana em sua sede em SP dois cursos sobre a norma NR-12 – Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos. No dia 16 de outubro será realizado o curso “NR-12: Leitura e Interpretação”.
O objetivo da capacitação é apresentar, ler e interpretar a norma regulamentadora NR-12 relacionando-a com as demais normas sobre o assunto, além de auxiliar na identificação de situações em que a norma deve ser utilizada.
Já no dia 19 de outubro será a vez do curso “NR-12 para Fabricantes de Máquinas e Equipamentos”, também em São Paulo. Nessa aula será possível aprender a projetar, instalar, aplicar e categorizar comandos elétricos, barreiras mecânicas, eletrônicas, elaboração de manuais, check list e parecer de conformidade conforme Norma Regulamentadora NR- 12- Segurança no trabalho em maquinas e equipamentos e NR-10.
O ministrante será o engenheiro Sidney Esteves Peinado. Com 39 anos de experiência em automação e segurança de máquinas e processos, Peinado é Membro Integrante do Grupo de Trabalho (GTE e GTT) na formulação da NR-12 a convite do TEM, CNI e ABIMAQ, indicado como Assessor Técnico pela CNI para participação na Comissão Tripartite Temática (CNTT) da NR-12, além de capacitador na Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) – Capacitação de Peritos Multiplicadores/Brasília; Capacitador de Peritos do PRT2-SP e de Agentes de Vigilância Sanitária do CEREST-SP; Conselheiro DEPAR/LESTE – Fiesp e diretor técnico da Fast Solution Automação e Segurança.
Conteúdo Programático – Leitura e interpretação da NR 12 e anexos aplicáveis a indústrias fabricantes de máquinas e equipamentos; Objetivos principais da Norma Regulamentadora NR 12; Normas ABNT e normas internacionais mencionadas pela NR 12; Ciclo de adequação de segurança a NR 12, composição de cada fase; Conceitos de proteções coletivas; Instalações e dispositivos elétricos; Concepção dos sistemas de segurança; Princípio da falha segura/ estado da técnica; Características e funcionamento dos equipamentos de segurança.
Curso 1: “NR-12: Leitura e Interpretação”
Data: 16 de outubro, das 9h às 18h
Curso 2: “NR-12 para Fabricantes de Máquinas e Equipamentos”
Data: 19 de outubro, das 9h às 18h
Local: Sede da Abimaq – Av. Jabaquara, 2925 – São Paulo (SP)
Mais informações e inscrições: pelo site: www.abimaq.org.br, pelo e-mail: [email protected] ou pelo telefone: (11) 5582-6321/6313