(27/09/2009) – No 14º Seminário Internacional de Alta Tecnologia – que será promovido pela Unimep no dia 22 de outubro, em Piracicaba (SP) – Christian Mueller, vice-presidente da B. Grob do Brasil, vai apresentar a palestra “O futuro do mercado de máquinas-ferramenta no Brasil”.
Na palestra, Mueller apresentará tecnologias que a Grob vem desenvolvendo e algumas que já estão à disposição do mercado mundial. Vai abordar, por exemplo, as vantagens do conceito multifuso, como a economia em termos de custo do investimento, de espaço físico, de mão-de-obra e de “custo por peça”.
O engenheiro detalhará ainda os avanços da Grob na área de usinagem a seco e MQL falará ainda sobre TCO (Total Cost of Ownership), aspecto muito difundido no mercado europeu e ainda pouco difundido no mercado brasileiro.
Outro ponto a ser abordado serão as soluções ambientalmente amigáveis, como o desenvolvimento de cabines de sopro, a ar comprimido, em substituição às lavadoras industriais que consomem grandes quantidades de água. Além disso, Mueller vai detalhar o programa da Grob para redução do consumo de energia nas máquinas-ferramenta. O objetivo é reduzir o consumo em 25% em 10 anos.
14º Seminário Internacional de Alta Tecnologia – Inovações Tecnológicas na Manufatura
chr38middot; Data: 22 de outubro
chr38middot; Local: Campus Taquaral da Unimep, em Pìracicaba (SP).
chr38middot; Maiores Informações: http://www.unimep.br/feau/scpm/seminario/ – fone: (19) 31241792 ou pelo e-mail labscpm@unimep.br.