Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.

São Paulo, 25 de maio de 2025

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

01/07/2017

LMT Tools muda estratégia e cresce no Brasil

(02/07/2017) – Quando chegou ao Brasil em 2014, a alemã LMT Tools tinha como foco a atuação no segmento de ferramentas especiais, além dos segmentos em que tradicionalmente se destaca no mercado mundial, caso das áreas de cortadores de engrenagens e rolos laminadores. A retração econômica, porém, obrigou a empresa a rever suas estratégias para crescer no mercado brasileiro.

“Nos instalamos no Brasil em meio a uma crise que praticamente continua até hoje”, diz Flávio de Oliveira, presidente da LMT Tools do Brasil. “Quando chegamos, nosso plano era atuar no mercado de especiais, com ferramentas de PCD e CBN. Para tanto, era necessário ter uma fábrica de especiais, mas tivemos de adiar esse plano”.

Com o suporte da matriz, a saída foi buscar novos segmentos e novos nichos. Um deles foi o de commodities, com insertos ISO, que tem garantido a sustentabilidade e o crescimento da filial brasileira, além de machos standards. “Montamos um rede de distribuidores, hoje composta por 26 empresas e que deve dobrar até o final do ano, e está dando um resultado muito bom para nós”.

Se a crise atrapalhou os planos iniciais, também trouxe uma oportunidade para LMT. “Os clientes abriram espaço para novos fornecedores e a realização de testes. Antes da crise, com a produção alta, eles estavam satisfeitos e não tinham tempo para testes. Agora, com essa abertura, alcançamos bons resultados e conquistamos muitos clientes”, conta.

O resultado é que apesar da crise – “e por ser uma empresa nova no mercado brasileiro”, como faz questão de frisar o executivo – a empresa tem conseguido crescer. Fechou 2016 com alta de 25% e espera atingir um resultado ainda melhor em 2017. “Nossa meta é crescer 42% este ano e, no momento, estamos três pontos percentuais acima dessa meta”.

Outro fator que contribui para a sustentabilidade da filial é a knowhow e a tradição da marca nas linhas de cortadores de engrenagens e rolos laminadores. “Hoje temos a liderança, com mais de 90% do mercado nacional, no nicho de juntas homocinéticas”, diz Oliveira, acrescentando que a filial passou a atender toda a América Latina, exceto México.

Novos Planos – Neste início de mês a filial irá receber uma delegação da matriz, incluindo o novo CEO da divisão LMT Tools. Na ocasião, será definido o novo planejamento da filial até 2020, que terá como uma das metas dobrar o faturamento em três anos. De acordo com Oliveira, alguns pontos do plano anterior podem ser retomados, incluindo uma unidade fabril para a realização de pequenos serviços, basicamente reafiação e reparos, para atender o pós-venda dos produtos que comercializa atualmente.

Mas não está descartada a inclusão nos planos da fábrica de especiais, agora dimensionada não mais para um mercado que produz mais de 3 milhões de veículos/ano, mas para os atuais 1,8 milhão.

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: