São Paulo, 29 de abril de 2024

14/09/2008

CNC: condições básicas para se escrever um programa-4

(*) Fernando Cassaniga

DESENHO DO DISPOSITIVO DE FIXAÇÃO DA PEÇA – É com o desenho do dispositivo em mãos que o programador poderá observar qual a superfície livre para usinagem, onde poderá penetrar, percorrer e concluir o deslocamento de corte sem interferência.

Poderá verificar a quantidades de peças fixadas sobre a mesa para usinagem no mesmo ciclo de programa. Poderá verificar se existem grampos, distâncias de afastamento para desviá-los, partes que permitem passagens e onde estão, partes que tem um apoio que garantem maior rigidez etc.

LISTA DE FERRAMENTAS DE CORTE APLICADAS NO PROCESSO – O programador deverá manter a seu lado uma lista com o número ou nome das ferramentas na ordem em que serão aplicadas no programa CNC. Estas ferramentas devem ser as mesmas especificadas no processo de fabricação.

DESENHOS DAS FERRAMENTAS E RESPECTIVOS CONTROLES DE COLISÃO E DADOS TÉCNICOS DE USINAGEM DA PEÇA – É importante que a ferramenta seja desenhada em escala conhecida, com detalhamento e quantidade de componentes como: código do mandril, adaptadores, cápsulas, insertos, brocas etc.

Com o desenho da ferramenta aplicada ao desenho do dispositivo que contenha a peça usinada na mesma escala, poder-se-á verificar se haverá colisão desta ferramenta durante o processo de usinagem. Isto permite que surpresas em momentos impróprios sejam evitadas.

Por exemplo, no momento de realização do tryout do processo, que já se encontra em atraso, observa-se que a ferramenta ficou curta para atingir a profundidade da usinagem desejada. Comunicado o fabricante da ferramenta, observa-se que o prazo de fabricação de uma nova ferramenta é de 30 dias. Para evitar situações deste tipo, o controle de colisão deverá ser realizado na fase preliminar. Simuladores também podem ser utilizados, mas na maioria das vezes não apresentam a mesma precisão da utilização do projeto exato do dispositivo e da ferramenta.

CROQUI DE LOCALIZAÇÃO DAS ORIGENS DE PONTOS ZERO PEÇA, COM OS RESPECTIVOS DESLOCAMENTOS – Novo desenho é criado a partir do desenho do dispositivo, onde se encontra(m) a(s) peça(s) usinada(s). Este desenho é salvo com nome DPZ (Deslocamento de Ponto Zero). Neste desenho são definidas e identificadas as origens, ainda definidas as distâncias entre as origens da peça e da máquina para os respectivos eixos. Estes valores são usados no programa CNC para o carregamento dos deslocamentos nas sentenças:

G10L2P1X….Y….Z…..B…. para os comandos Fanuc ou

$P_UIFR[1]=CTRANS(X,…..,Y,……,Z,……,B,……) em comandos Siemens.

CROQUIS REFERENTES AOS PERCURSOS E COORDENADAS ESPECÍFICAS PARA FERRAMENTAS – Para evitar a desconcentração do programador a cada percurso programado, é importante que o deslocamento ponto a ponto de cada ferramenta seja calculado previamente. Cada ponto de deslocamento em relação à origem peça deverá ser previamente calculado e deixado de lado para consulta no momento da programação da respectiva ferramenta. Por exemplo, furações em grade ou em círculo, contornos fresados etc. Não haverá esta necessidade apenas para as ferramentas cujos valores sejam observados diretamente no desenho da peça.

EDIÇÃO DO PROGRAMA – Após a fase preliminar focada na organização de informações com objetivo de manter a concentração do programador, a tarefa de escrever o programa CNC com toda certeza deverá ser realizada de forma tranqüila e de ótima qualidade.

Para a escrita e armazenamento do programa CNC no computador, um software de edição de texto deve ser escolhido, que obviamente deve ser compatível com a linguagem do comando. Normalmente deve-se salvar o arquivo do programa no formato texto, para eliminar qualquer tipo de formatação, como por exemplo: O2008.txt.

CONCLUSÃO – Com toda esta organização na preparação de informações, a qualidade do trabalho só poderá ser a melhor, pois: “Escrever um programa CNC é transformar em códigos uma usinagem que o programador realiza mentalmente”.

(*) Fernando A. Cassaniga é instrutor de treinamento da Heller e autor dos livros: “Fácil Programação do Controle Numérico” e “Fácil Programação do Controle Numérico Fanuc”. Site www.cnctecnologia.com.br  

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.