
(14/05/2017) – Em sua participação na 1ª Expomafe, na semana passada em São Paulo, a OSG Sulamericana enfatizou o reposicionamento da marca no mercado brasileiro – processo que está em curso também no mercado mundial. O foco principal estava nos novos produtos e serviços: uma nova linha de machos, a ampliação da linha de revestimentos e a entrada da no segmento de gerenciamento de ferramentas.
“Para a OSG, a participação na Expomafe foi considerada estratégica, em que buscamos mostrar uma empresa mais inovadora, com novas tecnologias em produtos e serviços para atender a todas as necessidades do mercado”, explica Rdorigo Katsuda, supervisor de Vendas e Marketing. O principal destaque entre os produtos era o lançamento da linha A-Tap Sigma, composta de machos multiaplicação. No Brasil, a empresa investiu cerca de R$ 1 milhão para iniciar a produção da nova linha em sua fábrica de Bragança Paulista (SP).
“Trata-se de uma linha de machos de HSS-E de alta performance, mas de custo acessível, que permite trabalhos em várias condições de corte, vários tipos de máquinas e diferentes tipos de fixação”, explica Vinícius Stychnicki, supervisor de Vendas Diretas. Com revestimento TiN e canal helicoidal, a linha foi desenvolvida para rosqueamento acima de 1,5xD e que possibilita excelente evacuação de cavaco, devido a sua hélice de canal variável, patenteada pela empresa.
A filial brasileira tem grande expectativa com o lançamento da A-Tap Sigma. A linha foi desenvolvida estrategicamente para a que a empresa – uma das mais tradicionais fabricantes de machos do mercado mundial – possa enfrentar a concorrência que, com preços inferiores, retirou alguns pontos percentuais do market share da OSG. “A linha A-Tap Sigma alia alta performance e custo acessível e vai nos permitir recuperar mercado”, afirma Katsuda.
Outro lançamento era a linha EvoMill, de fresas para aplicação geral. Trata-se de uma linha que até aqui só estava disponível como especial e passa a ser standard. “Com a EvoMill estamos ampliando nosso portfólio de fresas de topo esférico e de topo reto – 2 e 4 cortes. A linha é produzida em metal duro, com revestimento AlTiN.
SERVIÇOS – Na área de serviços, uma das novidades era o anúncio da entrada da OSG no mercado de gerenciamento de ferramentas. Nos últimos dois anos, a empresa se estruturou localmente para passar a oferecer no Brasil serviços semelhantes ao que o grupo disponibiliza em vários mercados.
Outra destaque era a ampliação dos tipos de revestimentos disponíveis no mercado brasileiro, que agora chega a 11, incluindo o Tech V (TiCN), o mais recente deles, indicado para operações de rosqueamento e fresamento, o que foi possibilitado com a recente instalação do segundo forno na fábrica de em Bragança Paulista. “Temos alcançado bons resultados nesse segmento, especialmente nos últimos três meses, quando atingimos nossas metas de crescimento”, informa Katsuda.