(16/10/2016) – A fábrica da Volkswagen em São Carlos (SP) está comemorando a produção de 10 milhões de motores e 20 anos de operações. Desde a sua instalação, em 12 de outubro de 1996, a fábrica dobrou de tamanho e recebeu mais de R$ 1 bilhão em investimentos.
“São Carlos tem recebido importantes aportes nos últimos anos. De 2012 a 2018, os investimentos totalizarão aproximadamente R$ 900 milhões, proporcionando uma intensa evolução em termos de qualidade e tecnologia na unidade”, disse David Powels, presidente e CEO da Volkswagen do Brasil e América do Sul.
O primeiro motor produzido em São Carlos foi o EA111 1.0l, que equiparia a segunda geração do Gol. O motor de número 10 milhões foi um EA211 1.0l TSI, que equipa o recém-lançado Golf TSI. Hoje, a unidade é responsável pela produção dos propulsores da família EA211 nas versões 1.0l MPI, 1.0l TSI, 1.4l TSI e 1.6l MSI, que equipa a maioria dos novos modelos da linha VW no Brasil e também do consagrado EA111 1.6l, presente nos modelos Gol, Fox, Voyage, SpaceFox e Saveiro. Para o mercado brasileiro, 100% dos produtos recebem a tecnologia bicombustível Total Flex. Para o mercado externo são produzidos motores a gasolina.
No final de 2015, São Carlos foi selecionada dentre todas as operações da marca no mundo para exportar blocos de motores 1.0l da família EA211 para a produção de propulsores que equipam os modelos Polo e up! na Europa; em maio deste ano, a Volkswagen comemorou ainda o marco de 300 mil EA211 produzidos desde 2013.
“Ao longo de sua trajetória, São Carlos passou por intensa evolução em termos de qualidade e tecnologia em seus processos produtivos, o que nos possibilitou a exportação temporária de blocos de motores para a Alemanha, bem como conquistar cada vez mais nossos clientes, com inovações como a motorização TSI”, disse Andreas Hemmann, gerente executivo da fábrica de São Carlos.
Além da implementação constante de novas tecnologias, visando a eficiência produtiva e redução no consumo de recursos naturais, a fábrica passou por diversas etapas de ampliação desde 1996, aumentando sua área em mais de 200% até chegar aos atuais 87 mil m² de área construída.
Com três prédios produtivos – EA111, EA211 e Usinagem e Montagem de Cabeçotes -, conta com três linhas de montagem de motores, quatro linhas de usinagem de blocos, uma linha de usinagem de virabrequim, duas de usinagem de cabeçotes e três de montagem de cabeçotes.
INVESTIMENTOS – Em 2015, a Volkswagen do Brasil anunciou o investimento de R$ 460 milhões em sua fábrica de motores, em São Carlos (SP), até 2018. O aporte teve como foco o início de produção no Brasil de uma tecnologia global para motores, a TSI, que agrega ao motor um desempenho extraordinário a um baixíssimo consumo de combustível, e também contempla uma preparação para o aumento da capacidade produtiva da fábrica e uma nova e inédita linha de virabrequim, que começou a operar em 2016.
Entre 2012 e 2013, a fábrica já havia recebido R$ 425 milhões, para o desenvolvimento do novo prédio produtivo e instalação de novas linhas para a produção dos motores EA211 e para o aumento de capacidade produtiva dos motores EA111 na unidade.
A fábrica da VW São Carlos em números
1996: Inauguração da fábrica em São Carlos, no dia 12 de outubro
1997: Primeira unidade do Grupo Volkswagen, fora da Europa, a conquistar a certificação ambiental ISO 14001
1999: Produção do primeiro motor turbo do Brasil
2000: Comemoração do marco de 1 milhão de motores produzidos
2003: Produção do primeiro motor 1.0l com a tecnologia Total Flex do Brasil
2007: Ampliação da capacidade produtiva com a produção das linhas de Usinagem e Montagem de Cabeçotes
2012: Implementação de nova linha de usinagem de Blocos e aumento da capacidade produtiva
2013: Inauguração de novo prédio produtivo responsável pela fabricação da família EA211
2014: Comemoração do marco de 9 milhões de motores produzidos
2015: Produção do primeiro 1.0l TSI Total Flex produzido no Brasil, com investimentos de R$ 460 milhões, e exportação de blocos de motores EA211 para fábrica de Chemnitz, Alemanha
2016: Comemoração de 300 mil motores EA211 produzidos e início da fabricação do virabrequim e do motor 1.4 TSI