(02/10/2016) – A fábrica da BMW em Araquari (SC) completou no último dia 30 dois anos de operação. Neste período, as linhas de produção da fábrica produziram cerca 24 mil veículos das marcas BMW e MINI, destinadas tanto ao mercado nacional quanto à exportação. A moderna e flexível tecnologia de produção da unidade catarinense permite que sejam fabricados seis modelos diferentes: os BMW Série 1, Série 3, X1, X3, Mini Countryman e o X4, cuja produção foi iniciada há um mês.
Com capacidade para produzir 32 mil veículos ao ano, a fábrica de Araquari é uma das mais modernas do grupo e recebeu com 256 milhões de euros (aproximadamente R$ 930 milhões) em investimentos, montante aplicado desde sua fundação. Erguida em um espaço de 1,5 milhão de m² – dos quais 500 mil m² de área pavimentada – a infraestrutura local contempla atividades de montagem, carroceria e soldagem, sistemas de pintura e logística, além de prédios administrativos e auxiliares.
Em abril de 2016, a unidade também passou a abrigar o Projeto Exportação, que consiste na produção e envio de dez mil unidades do BMW X1 aos Estados Unidos. Atualmente, o complexo industrial do BMW Group no Brasil conta com 700 colaboradores, além de 300 temporários dedicados exclusivamente ao projeto de exportação.
“A escolha do Brasil como sede para a primeira fábrica de automóveis do BMW Group na América do Sul demonstra a posição estratégica do País dentro de nossas operações e o amor do brasileiro por carros. Este ano, fomos capazes de concretizar o sonho de exportar, a partir da fábrica Araquari, para um mercado extremamente exigente como o norte-americano. Nossa fábrica está preparada e com potencial para produzir mais, assim como estamos fazendo em 2016”, afirma Carsten Stöcker, vice-presidente sênior da fábrica do BMW Group em Araquari.
A fábrica catarinense começou a ser construída em dezembro de 2013, com o assentamento da pedra fundamental. Apenas dez meses depois – tempo recorde para o início de operação de uma fábrica do BMW Group –, o primeiro automóvel da marca BMW, um 328i Activeflex, deixava a linha de produção. Em janeiro de 2015, a planta obteve a certificação de qualidade ISO 9001:2008 e, em agosto do mesmo ano, superou a marca de 10 mil automóveis produzidos.
Em outubro do ano passado, o projeto de construção da fábrica venceu o German Project Excellence Award, o mais importante prêmio de gerenciamento de projetos da Europa, concedido pela Associação Alemã de Gestão de Projetos. E, em dezembro, conquistou o prêmio Fritz Müller, na categoria Gestão Ambiental, concedido pela Fundação do Meio Ambiente (Fatma) do governo de Santa Catarina.