São Paulo, 05 de maio de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

20/08/2016

Governo quer implementar programa de renovação da frota

(21/08/2016) – Em palestra no Congresso da Fenabrave, realizado na semana passada em São Paulo, o ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira, afirmou que o governo está avaliando a possibilidade de implementar o programa de renovação de frota. De acordo com o ministro, o governo está empenhado em criar uma estratégia para a retomada das vendas de veículos no mercado interno como forma de impulsionar a produção no setor e garantir a estabilidade no emprego.

"Entendo que toda a cadeia produtiva se beneficiará dela, especialmente na recuperação dos empregos perdidos. Tenho dito sempre que o melhor programa social para o Brasil é a geração de empregos", afirmou o ministro.

Pereira informou que a ideia, que começou a ser discutida na semana passada com 19 entidades do setor, é estimular a renovação da frota e, para isso, estão sendo contatados os agentes financeiros, incluindo os bancos públicos. O ministro informou que assumiu compromisso com a Anfavea – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores de finalizar o projeto até o final deste ano.

“O governo está trabalhando para melhorar o ambiente de negócios no Brasil, e estou empenhado em destravar as amarras burocráticas”, afirmou, citando dados relativos ao ranking Doing Business 2016, do Banco Mundial, em que o Brasil aparece na 116ª posição entre 189 países com chances de bons negócios.

Sobre o programa de renovação da frota, Antonio Megale, presidente da Anfavea, também presente ao encontro, afirmou que estão sendo feito ajustes e que não há ainda estimativa de prazo para a conclusão, porque a proposta envolve questões complexas. Megale antecipou que, em sua essência, o objetivo do programa é o de retirar de circulação os veículos antigos , que seriam destinados a um projeto de reciclagem do próprio setor.

Programa – Há anos o setor automotivo defende a criação de um programa de renovação de frota para estimular a produção e venda de novos veículos. Em 2013, entidades do setor apresentaram ao governo projeto que se restringia aos caminhões. Segundo os dados apresentados no estudo, cerca de 200 mil caminhões com mais de 30 anos circulam pelo País.

O novo programa, batizado de Programa de Sustentabilidade Veicular, envolve também os automóveis. O objetivo é retirar de circulação caminhões com mais de 30 anos e automóveis com mais de 15 anos. De acordo com Alarico Assumpção Junior, presidente da Fenabrave, a implantação do programa pode gerar vendas anuais adicionais de 500 mil carros por ano.

Segundo o jornal “Valor Econômico”, no dia seguinte ao evento o ministro Pereira levou ao presidente interino o projeto das entidades, que o considerou incipiente. De acordo com o jornal, o governo pediu que o setor automotivo refaça o “dever de casa” e ajuste a proposta apresentada inicialmente. “O setor apresentou ao governo uma proposta de empréstimos subsidiados, com juro praticamente zero, além da criação de uma espécie de seguro. O governo alerta para a necessidade de o programa considerar a realidade da economia do país e impõe a questão como condição para avançar com as discussões”, informa o jornal.

 

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.