
(03/07/2016) – Há exatos 60 anos, a Indústrias Romi de Santa Bárbara d’Oeste (SP) dava início à produção do primeiro carro de passeio fabricado no Brasil, o Romi-Isetta. Um marco na história da indústria automobilística brasileira, o veículo em formato de gota d’água, de dois lugares e uma única porta frontal foi fabricado entre 1956 e 1961.
Atualmente o Romi-Isetta é um item de colecionador e chega a custa até R$ 100 mil. Segundo levantamento divulgado pela Detran-SP, Romi-Isetta tem 84 exemplares registrados no Estado de São Paulo.
O primeiro Romi-Isetta saiu da linha de montagem em 30 de junho de 1956, mas o lançamento oficial ocorreu alguns meses mais tarde, em 5 de setembro, quando um desfile de 16 deles rodou pelo centro da capital paulista.

Em 1956, São Paulo contava com 2,2 milhões de habitantes e, em todo país, existiam cerca de 300 mil automóveis particulares. Esses automóveis eram importados ou montados no país em regime CKD.
A produção do último Romi-Isetta ocorreu em 1º de dezembro de 1961.
