(27/03/2016) – Após adiar a construção da fábrica de Araraquara (SP), no final de 2015, a Randon anunciou na semana passada que irá paralisar as atividades industriais na unidade Guarulhos (SP). “Por força da atual crise econômica que vem afetando a produção de veículos comerciais há três anos consecutivos, a Randon paralisa suas atividades industriais nas instalações de Guarulhos, a partir de 8 de abril”, diz o comunicado da empresa.
A unidade de Guarulhos, em operação desde 1965, produzia implementos rodoviários. Os 130 funcionários da planta serão dispensados.
De acordo com o comunicado, a empresa – em conjunto com os funcionários – adotou diversas ações para minimizar o impacto da instabilidade econômica e manter a atividade industrial. “A prolongada retração econômica, entretanto, acabou por anular os efetivos ganhos com as inovações e até mesmo com os esforços de redução de despesas com pessoal como flexibilização de jornada de trabalho, férias coletivas e paradas prolongadas em feriados. Estas medidas não foram suficientes para compensar a queda de demanda por produtos que, ao mesmo tempo, tiveram seus preços reduzidos em decorrência de um cenário de competição mais acirrada”, justifica a companhia.
O comunicado foi divulgado um dia após a empresa gaúcha apresentar o balanço de 2015, que registrava prejuízo de R$ 24,6 milhões. A receita bruta no ano passado atingiu R$ 4,2 bilhões, 22,4% abaixo do valor alcançado em 2014.