São Paulo, 29 de abril de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

09/11/2008

Siemens comemora 50 anos de Simatic no ISA Show 2008

(09/11/2008) – O Simatic, uma das soluções mais bem-sucedidas da Siemens para automação e controle, que celebra 50 anos em 2008. O produto será um dos destaques no estande da empresa durante o ISA SHOW SP – 12º Congresso Internacional e Exposição Sul-Americana de Automação, Sistemas e Instrumentação, de 17 a 19 de novembro, no Expo Center Norte, em São Paulo.

No final da década 50, na Alemanha, período em que as indústrias ainda estavam em processo de mecanização, surgiu o primeiro controlador Simatic G, baseado na tecnologia do semicondutor germânio. Este controlador revolucionou a automação industrial por meio das tarefas de contagem (fases da produção) nas fábricas.

A família Simatic cresceu nos anos seguintes, de forma a oferecer para o mercado opções que facilitavam os processos de produção, como o Simatic série N e sistemas especiais Simatic H e P, que apresentavam, entre outras coisas, sistemas de comutação e controle baseados em silício tendo menor influência da temperatura.

Na década de 70, a Siemens desenvolveu os CLPS Simatic que ofereciam maior funcionalidade e operacionalidade aos sistemas industriais. O Simatic S5 foi o primeiro CLP da família já inovando com sua programação estruturada. Nos anos 80 a programação dos processos foi ainda mais simplificada com a introdução de monitores gráficos e programação para controle de engenharia. A Siemens lançou então, o terminal inteligente, que reduzia a fiação para agregar os sinais da máquina à transmissão de dados: a ET 100U, iniciando a popularização do conceito de periferia distribuída.

A partir da década de 90, a família ganhou inúmeras versões como o desenvolvimento do Simatic S7 que revolucionou o mercado com conceitos de programação orientada a objeto, além de funcionalidades voltadas para a produção conectada em rede, automatização em larga escala, envolvendo diferentes linhas de produção, opções de manutenção, assistência técnica e otimização de planejamento. Nessa mesma época, a Siemens anuncia a integração dos produtos de automação do processo: o Simatic PCS 7 – Process Control System, que consiste em um sistema de controle de processos baseado em componentes padrões do portfólio Simatic.

Em 2002, foi a vez do Simatic IT, sua solução para MES – Manufacturing Execution Systems, ou seja, um sistema que gerencia a produção, coordenando e sincronizando as máquinas, os empregados e o processo de produção.

Nos últimos anos novas tecnologias foram desenvolvidas, entre elas, a tecnologia do Simatic RFID que permite mapear e identificar as informações dos produtos por etiquetas (tags) que podem ser fixadas permanentemente de forma a permitir o acompanhamento de um produto durante todo seu ciclo de vida.

Hoje ferramentas de simulação são criadas para suprir as demandas dos clientes com o objetivo de modelar uma planta completamente virtual. Para colocar isso em prática é preciso da Digital Engineering – engenharia digital, que consiste em flexibilidade, reutilização e a consistência dos dados durante todo o ciclo de vida do produto sendo a chave para o sucesso na indústria. Seu objetivo é melhorar a qualidade do planejamento assim como controlar todos os processos da produção. O Simatic Automation Designer é um software que cria os pré-requisitos para a Digital Engineering – desde a transferência de dados da fase de planejamento, configurando a solução para automação até a sua utilização durante as operações. Isso nos leva ao próximo passo da história da automação: a Digital Factory – fábrica digital.

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.