
(13/12/2015) – Calcular a capacidade de corte dos sistemas a plasma é um assunto complicado até para os usuários mais experientes. O ponto principal a se considerar deve ser a potência elétrica do arco plasma gerado pela máquina de corte: quanto mais potente, mais rápido o corte será feito.
Fica mais fácil de entender se for feita a comparação com um carro, ilustra Pablo Romero, gerente regional de vendas da Hypertherm. “Um motor V6 gera muito mais potência do que um 1.0. Logo, um carro com esse tipo de motorização vai atingir uma velocidade final bem mais alta. O mesmo acontece com os sistemas de corte a plasma”, ele explica.
Por isso, observa Romero, é importante ter em mente que há importantes diferenças entre os sistemas de corte a plasma hoje à disposição no Brasil. “Por exemplo, no caso da nossa Powermax65, temos a garantia de potência de corte de 9 quilowatts (kW), com uma saída de 65 ampères (A)”, informa, ressaltando que a a mesma capacidade do equipamento de um dos concorrentes da Hypertherm, “só que com uma saída de 80 ampères”.
No caso dos modelos Powermax85 e Powermax105, acrescenta o gerente, a comparação é ainda mais favorável à Hypertherm. O primeiro fornece uma potência de corte de 12,2 kW, com saída de 85 A, contra 12 kW para 100 A da concorrência; o segundo garante 16,8 kW, com saída de 105 A, contra 15,4 kW para 120 A da outra marca.
Romero destaca outros benefícios dos sistemas da Hypertherm, como a tecnologia que permite encostar o arco na chapa metálica e arrastá-lo. “Além de aumentar a vida útil do consumível, facilita o trabalho do operador, pois, ao encostar na chapa, o processo de corte fica bem mais simples e gera melhor acabamento”, descreve.
Fundada em 1968, em Hanover (EUA), a Hypertherm está presente em 93 países. Na América do Sul, conta com uma base em Guarulhos e um Centro de Distribuição (CD) em Cajamar, ambos no estado de São Paulo. Além de fabricar equipamentos para corte a plasma, laser e jato d´água, a Hypertherm fornece uma solução completa para o corte industrial, com produtos de automação (controladores de altura e CNC) e softwares de otimização de processo (CAD/CAM). Também é especialista no desenvolvimento e produção de tochas e consumíveis de alta performance.
Para mais informações: www.hypertherm.com.br.