(04/10/2015) – A Sany Heavy Industries realizou na segunda-feira passada (28 de setembro), a cerimônia de descerramento da pedra fundamental de sua nova fábrica de máquinas e equipamentos para construção civil em Jacareí (SP). Com este ato, a empresa retoma o projeto o projeto de instalação da fábrica que se encontrava paralisado desde 2012 (em julho, durante a visita do presidente chinês ao Brasil, a empresa já havia assinado um novo protocolo de intenções). A empresa chinesa investirá R$ 50 milhões na planta.
“O retorno das obras da Sany mostra a confiança do investidor estrangeiro na recuperação da economia e, acima de tudo, nas vantagens de se empreender em São Paulo”, afirma Juan Quirós, presidente da Investe SP, agência de desenvolvimento do Estado que desde 2009 está dando suporte à instalação da Sany.
Atualmente, a empresa realiza montagem de produtos em regime CKD (com todos os componentes importados) em galpão alugado em São José dos Campos. Desde sua inauguração, em 2011, essa unidade tem crescido, aumentando a área do estoque de peças de 800 m² para 3.300 m².
Na nova unidade, serão produzidas escavadeiras e retroescavadeiras, sendo que uma das metas da empresa é fabricar no Brasil os principais modelos da linha de escavadeiras até 2017. A Sany pretende iniciar a produção da nova fábrica no final de 2016 – o início das obras está previsto para este. A fábrica terá capacidade de produção de duas mil unidades por ano.
De acordo com comunicado divulgado pela Investe SP, nos últimos dois anos, a empresa investiu em pesquisa e desenvolvimento para aperfeiçoar um modelo de retroescavadeira específico para o mercado brasileiro, que poderá também ser exportado para a América Latina e alguns mercados da África.