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13/06/2015

ZF nacionaliza eixos para máquinas de construção


(14/06/2015) – A ZF irá nacionalizar a produção dos eixos Multisteer MS-B 3000 e Multitrac MT-B 3000. A nova linha de produção será instalada na fábrica de Sorocaba (SP) e será destinada exclusivamente ao setor de construção. O início da operação está previsto para o terceiro trimestre deste ano.

“A quantidade de solicitações por conteúdo local foi um fator decisivo para que a ZF localizasse os eixos, que até então eram produzidos por outras plantas da empresa no exterior”, informa Silvio Furtado, diretor da Unidade de Tecnologia Industrial na América do Sul. A produção já trabalha em regime de pré-série.

Paulo Vecchia, gerente de Vendas, Pós-Vendas e Projetos, explica que o setor de construção representa o mercado de maior demanda de eixos no Brasil, com volume de produção aproximado de 10 mil retroescavadeiras por ano, o que significa demanda anual de 20 mil eixos, entre dianteiros e traseiros.

Com a nacionalização das linhas de eixos – que foi exposta na semana passada durante a M&T Expo 2015 -, a ZF espera estimular os negócios no segmento de máquinas de construção, setor em que a empresa apresenta significativo portfólio de soluções. Além disso, a ZF pretende alavancar a participação de eixos ZF no segmento de retroescavadeiras na América do Sul e atuar com outros produtos para o mercado de máquinas de construção.

Os novos eixos – A linha de eixos Multisteer MS-B 3000 foi desenvolvida para altos carregamentos em retroescavadeiras, suporta picos de cargas extremos durante paradas bruscas e mantém a precisão no esterçamento, mesmo enquanto carregado. Tem torque de saída máximo de até 46.000 Nm, capacidades de carga dinâmica de até 10 toneladas e estática de até 22 toneladas. A aplicação destes eixos é ideal para máquinas com motores de potência entre 70 kW (95 hp) e 80 kW (108 hp), de acordo com o modelo do equipamento.

Já a linha Multitrac MT-B 3000 está disponível para aplicação em retroescavadeiras de design tradicional, com eixo traseiro rígido. Os modelos foram desenvolvidos para suportar altos carregamentos e são equipados com freios multidiscos úmidos internos com alto torque de frenagem, ou com disco simples e cáliper hidráulico. Já o diferencial é disponibilizado com bloqueio hidráulico por meio do sistema Dog-Clutch ou através do sistema autoblocante multidiscos. Caracterizados pela fácil manutenção e longa durabilidade, os eixos da linha MT-B 3000 possuem torque de saída máximo que varia entre 65.000 Nm e 123.000 Nm, capacidades de carga dinâmica de até 9,5 t e estática de até 13 t.

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