São Paulo, 19 de abril de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

16/05/2015

ITA leva conceito de manufatura inteligente à Feimafe

(17/05/2015) – Nesta 15ª edição da Feimafe, o tradicional estande temático terá formatação diferente. O tema “Manufatura Inteligente pela Produtividade” estará distribuído em sete ilhas de tecnologia, cada uma delas abordando um subtema: Planejamento Criativo, Manufatura Aditiva, Internet das Coisas, Robótica Interativa, Manufatura Avançada, Usinagem Integrada e Realidade Aumentada. Desenvolvida pelo ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica, a iniciativa tem a participação da CSMF – Câmara Setorial de Máquinas-Ferramenta e Sistemas Integrados de Manufatura da Abimaq e apoio da Reed Exhibitions Alcantara Machado, promotora da feira.

“No estande nada é o que parece. Assim como nossos carros, celulares e TVs começaram a agregar funções, as máquinas-ferramenta e equipamentos industriais também terão funções extras”, explica Anderson Vicente Borille, professor do ITA. Exemplos de soluções criativas implementadas em equipamentos tradicionais serão apresentadas nos 180 m² do estande, buscando evidenciar seus benefícios. Vários exemplos foram desenvolvidos por pesquisadores do ITA em conjunto com empresas parceiras.

Na estação de Usinagem Integrada, por exemplo, o visitante poderá observar que uma máquina-ferramenta não é um simples processador de matéria-prima, mas um ponto central que armazena e troca informações entre as diversas áreas industriais. Na ilha Internet das Coisas, uma simples empilhadeira pode ser transformada em centro de logística, no qual é possível controlar estoques, identificar demandas e alimentar as operações subsequentes. Na Ilha Robótica Interativa será possível experimentar a sensação de carregar uma peça com peso e volume, somente movimentando as mãos, sem nenhum esforço e principalmente sem o contato físico com a peça. Na ilha Manufatura Aditiva, impressoras 3D estarão em funcionamento no estande produzindo peças complexas.

As Ilhas de Tecnologias, cada uma com a sua peculiaridade individual, podem funcionar em conjunto e conectadas, demonstrando funções de flexibilidade, integração, rastreabilidade, racionalidade e praticidade.

A expectativa dos organizadores do estande é que a indústria brasileira incorporem cada vez mais elementos da Manufatura Inteligente pela Produtividade, inclusive aproveitando a capacidade tecnológica do Centro de Competência em Manufatura do ITA e a disponibilidade de recursos da Embrapii – Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial.

O Estande Temático estará na Rua M 298

15ª Feimafe

Data: 18 a 23 de maio, de 2ª a 6ª, das 10 – 19h e sábado das 9h às 17h

Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi

Mais informações: www.feimafe.com.br

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.