São Paulo, 18 de maio de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

10/05/2015

Queda de braço no mercado de feiras industriais

(10/05/2015) – Em 2016, a indústria de máquinas e equipamentos se verá diante de uma situação inédita: duas feiras voltadas a este setor estão programadas para acontecer em São Paulo, a tradicional Feira da Mecânica e a recém-lançada Feimec. Para complicar ainda mais o quadro, ambas serão realizadas no mês de maio, num período inferior a 15 dias, a Feimec, de 2 a 6, no São Paulo Expo (ex-Centro de Exposições Imigrantes) e a Mecânica, de 17 a 21, no Anhembi.

Esse encontro de feiras resulta do rompimento da parceria entre Abimaq e a Reed Exhibitions Alcantara Machado anunciada em 9 de abril. Na semana seguinte, a Abimaq divulgou as datas de realização na semana seguinte ao lançamento de suas feiras próprias (a entidade também promoverá a Expomafe e a Plástico Brasil, em 2017). A coincidência de datas evidencia uma medição de forças.

E o embate será de pesos-pesados. De um lado, a Abimaq, entidade com cerca de 4 mil associados de um setor responsável por mais de 220 mil empregos; de outro, a Reed Exhibitions, grupo inglês que adquiriu a Alcantara Machado em 2007 e que organiza mais de 500 eventos em 43 países. No Brasil organiza 47 eventos, entre eles o Salão do Automóvel, Fenatran, Mecânica, Feimafe, Feiplastic etc. Para seu parceiro na organização dos eventos, a Abimaq escolheu a BTS Informa, integrante do Informa Group, também da Inglaterra, com escritórios em 100 países e com a qual já realiza a Agrishow.

Um detalhe é que as duas partes reconhecem que não há espaço para a realização de duas feiras do setor de máquinas e equipamentos em São Paulo. “Pelo feedback que temos de nossos expositores é que eles gostariam que existissem menos feiras e não mais”, diz Juan Pablo de Vera, presidente da Reed Exhibitions. “Não há espaço para duas feiras. Marcamos essa data para coincidir com a feira do concorrente”, diz Lourival Júnior, chefe de gabinete da presidência da Abimaq.

Júnior explica que o principal motivo do rompimento da parceria foi o antigo desejo da entidade e seus associados de ter feiras próprias. “Hoje, a Abimaq apoia 42 feiras no Brasil e é dona apenas da Agrishow, que aliás é uma experiência muito feliz que temos. E esta é uma tendência no mundo, de as entidades serem proprietárias das feiras industriais de seus respectivos setores”, diz. “Surgiu essa oportunidade, com a modernização do São Paulo Expo, que será reinaugurado em 2016 e que será o maior e mais moderno pavilhão de eventos da América Latina”.

O chefe de gabinete da Abimaq garante que a Feimec já está com toda a área praticamente vendida. “Não sabemos o que acontecerá com a feira do concorrente. O fato é que todos os âncoras já confirmaram presença na Feimec”, afirma.

“Para a Feira da Mecânica de 2016 já temos 290 empresas confirmadas, além de outras 140 que nos solicitaram propostas”, diz o presidente da Reed. “Até o final da Feimafe (que será realizada na próxima semana no Anhembi) acredito que 68% das empresas terão confirmado a sua participação no evento”. Na opinião de Juan Pablo de Vera é o comprador, o visitante “quem vai determinar qual evento oferece mais soluções, mais garantias para investir seu tempo”.

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.