São Paulo, 16 de abril de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

25/04/2015

Sumitomo lança fresa de nano-policristalinos


(26/04/2015) – A Sumitomo está trazendo para o mercado brasileiro mais uma inovação voltada para o mercado de produção de moldes e matrizes. Trata-se da fresa ballnose Sumidia, para operações de acabamento, produzida em nanodiamantes policristalinos, sem ligante.

De acordo com a empresa, a primeira ferramenta de corte na indústria a usar diamantes nano-policristalinos (NPD), formados de nanopartículas direta e solidamente unidas na aresta de corte de fresas ballnose, foi produzida em 2012. No ano seguinte teve início a produção sob encomenda e, no do ano passado, chegaram ao mercado mundial em três tamanhos de raios de ferramenta de corte (R0,3, R0,5 e R1,0) definidos como standard.

A Sumitomo informa que os NPDs são gerados a partir do grafite sob pressão e temperaturas extremamente altas através de um processo de fabricação especial. Como as minúsculas partículas de diamante com raios com dezenas de nanômetros são diretamente unidas de maneira sólida, sem qualquer material ligante, elas são mais duras que diamantes monocristalinos e não têm a característica de clivagem.

Além disso, explica a empresa japonesa em material divulgado à imprensa, comparados aos diamantes sinterizados convencionais (PCDs), os NPDs proporcionam uma aresta de corte mais afiada e melhor qualidade na superfície usinada. “Destaque, também, para a maior precisão da aresta de corte da fresa, de modo que é possível manter a precisão dimensional por mais tempo na usinagem de materiais duros e quebradiços, como metal duro usado em matrizes de forjamento óptico e de precisãochr38rdquo;, conclui o comunicado.

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.