São Paulo, 27 de Junho de 2019

    Empresas

    VirtualCAE aposta no desenvolvimento de software próprio

    (19/04/2015) - A VirtualCAE, após quase 10 anos atuando no segmento de revenda de softwares CAE, agora aposta em uma nova estratégia. Em parceria com mestres e doutores da Universidade de São Paulo, passou a investir no desenvolvimento de um software próprio voltado para a otimização estrutural, o Virtual.PYXIS. O produto foi apresentado na semana passada na Hannover Messe, na Alemanha.

    A ideia surgiu a partir da dissertação do engenheiro Ricardo Doll Lahuerta, realizada na Escola Politécnica da USP em 2012. “Logo após sua defesa de dissertação, o convidei para montar a Virtual.PYXIS”, conta o diretor Comercial da empresa, Leandro Garbin. As empresas estão localizadas em dois grandes centros de tecnologia e inovação: na Alemanha, está no Technologie Zentrum im Wissenschaftspark; nos EUA, está localizada no Illinois Institute of Technology, no University Technology Park.

    A partir do trabalho de Lahuerta foi criado um software destinado a análises de otimização topológica. Trata-se de um software de otimização estrutural voltado para projetos de componentes e conjuntos inovadores com massa reduzida, capaz de lidar com situações complexas de otimização, envolvendo também características não lineares de análise (plasticidade e de contato) e sistemas de mecanismo conformes.

    O Virtual.PYXIS pode ser integrado a duas importantes soluções de simulação, ANSYS e ABAQUS. No momento, explica Garbin, a empresa trabalha no desenvolvimento de novos parceiros para sua aplicação.

    No Brasil, além do software próprio, a VirtualCAE mantém a atuação na revenda de outros fabricantes, como T-Systems, Dyna, ESSS, Magna, com foco em otimização estrutural, análise de fadiga, impacto e dinâmica veicular. Além da comercialização de licenças, também oferece serviços técnicos e treinamentos de ferramentas de suas parceiras.


    Voltar