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21/03/2015

Abimaq: exportação é alternativa para driblar crise

(22/03/2015) – Por intermédio do programa Brazil Machinery Solutions, em parceria com a Apex-Brasil, a Abimaq pretende estimular as exportações do setor de máquinas e equipamentos. “Frente às enormes dificuldades enfrentadas pelo setor de máquinas e equipamentos no País, que registra ano a ano queda no faturamento de suas empresas, a Abimaq concentrará esforços em 2015 para apoiar e incentivar cada vez mais as exportações, caminho visto pela entidade como alternativa vital para driblar a crise”, informa a Abimaq em comunicado de imprensa.

Para tanto, em conjunto com a Apex-Brasil, agência brasileira de promoção às exportações, a Abimaq lançoiu na semana passada a campanha Esforço Exportador 2015. O objetivo é o de desenvolver uma série de ações ao longo do ano para colocar os produtos brasileiros no mercado mundial, ampliar as exportações, conquistar novos mercados e, principalmente, conscientizar os empresários sobre a necessidade de exportar. “Segundo projeções realizadas pela Associação de Comércio Exterior do Brasil, para 2015, as exportações brasileiras poderão apresentar queda de 4,3%, em comparação ao ano passado, e as importações, queda de 9,8%. No entanto, as exportações de produtos manufaturados devem crescer 2,45% em relação a 2014”, justifica a entidade.

Momento favorável – Para José Velloso, presidente-executivo da Abimaq, o momento é propício às exportações, devido a fatores como a retomada do crescimento dos mercados dos EUA e da União Europeia e do câmbio mais favorável. Além disso, há previsão de crescimento para alguns países prioritários do Programa Brazil Machinery Solutions, como Chile, Colômbia, Peru e México (além dos EUA), o que pode levar ao aumento de exportações de máquinas e equipamentos para estes locais.

Velloso ressalta que, como a retomada do mercado interno deve demorar a acontecer, as empresas devem se preparar o quanto antes para o mercado externo. “Para as empresas que não exportam, a situação é de um ambiente de crise. Já as empresas que exportam estão em um ambiente de mercado ascendente”, afirma Velloso, reforçando que, “quando uma empresa exporta, ela está mitigando o risco de sua operação”.

Em relação aos receios dos empresários quanto às dificuldades de exportação, Velloso destaca que exportar não deve ser visto como “um bicho de sete cabeças” e reforça o suporte oferecido pela Abimaq, Apex-Brasil e o programa BMS. Entre eles: apoio à participação em feiras internacionais, trabalho da área de Inteligência de Mercado (mapeando o país comprador com análises de concorrência) e a promoção de encontros entre empresa vendedora e compradores ou possíveis distribuidores ou representantes no exterior.

Baseado nos resultados positivos obtidos como fruto das participações das empresas brasileiras nas feiras e missões internacionais de 2014, o diretor executivo do Departamento de Mercado Externo da Abimaq e gerente do BMS, Klaus Curt Müller, acredita que 2015 será um ano de desafios para a indústria exportadora brasileira, mas também de sucessos. “Vamos trabalhar de forma incansável para chamar todos os membros do BMS a participar das ações, para que possamos atingir nossos objetivos”, afirmou.

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