São Paulo, 18 de abril de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

28/02/2015

Fábrica da BCF Plásticos reduz consumo de água em 50%

(01/03/2015) – A fábrica da BCF Plásticos, localizada no bairro da Mooca, em São Paulo, virou case de economia de água no setor industrial. Mesmo antes da crise hídrica, a empresa já vinha investindo para diminuir o consumo de água, com a implementação de sistema de reuso, troca de torneiras e válvulas por equipamentos mais econômicos, ampliação da captação da água de chuva e investimentos de sistema eletrônico de controle de caixas e bombas. Por causa dessas ações, o consumo mensal de água utilizada na produção caiu em 50%, e hoje fica aproximadamente 35 m³ por mês, implicando numa relação de 0,26 m³ de água por tonelada de PVC processado.

O setor industrial é responsável pela utilização de 40% de toda a água disponível para abastecimento em rios, poços e reservatórios da Grande São Paulo e da Baixada Santista, Recentemente, o governo estadual anunciou que revisará outorgas concedidas a indústrias para captação direta de mananciais, o que deve obrigar mais empresas a aderir a essas medidas adotadas pela BCF.

Marco Antonio Capozzielli, diretor administrativo da BCF, explica que as máquinas da planta fabril possuem sistema de reutilização de água no processo de fabricação e basicamente a água reposta é somente aquela que é evaporada. “Atualmente temos quatro circuitos de água distintos, dois completamente fechados com temperatura entre 6 a 10ºC e índice de reposição baixíssimo, pois não existe evaporação; um semiaberto com pouca reposição e um aberto compartilhado de torres de refrigeração no qual depositamos a maior parte de nossa atenção”.

Outra medida adotada pela empresa foi a de controlar eletronicamente caixas e bombas, o que permite a compensação automática do gasto, além do controle diário da quantidade e qualidade da água que sinaliza qualquer alteração de rotina. “Esses dados permitem detalhar o consumo ideal, e com isso fizemos uma ampla campanha interna sobre a conscientização e redução no consumo de água, permitindo assim atingir um ideal de consumo bastante baixo”, diz Capozzielli. “Também instalamos alguns catalisadores eletroquímicos que fazem a doação de elétrons para a água, reduzindo a adição de produtos químicos no sistema”.

A BCF também está substituindo todas as suas torneiras e válvulas por equipamentos mais econômicos, ampliando a captação de água de chuva e investindo em nova plataforma com mais sete caixas de água. “Nosso objetivo é tornar a empresa autossuficiente e imune a qualquer tipo de crise que possa surgir, ao mesmo tempo em que otimizamos gastos e ajudamos o meio ambiente”, diz o diretor.

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.