São Paulo, 26 de abril de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

22/11/2014

Sandvik reforça o portfólio para setor automotivo


(23/11/2014) – O setor automotivo, como se sabe, é o principal consumidor de ferramentas de corte. Sendo assim, todos os fabricantes de ferramentas estão sempre atentos aos movimentos e necessidades dos clientes desse setor. Como uma das principais fornecedoras de ferramentas para este mercado, a Sandvik Coromant decidiu reforçar ainda mais seu portfólio de produtos voltados à produção de veículos.

“A Sandvik Coromant trabalha em várias frentes no desenvolvimento de novos produtos, mas atualmente existe um foco bastante grande dentro da organização no setor automotivo, principalmente na área de novos conceitos de motores e usinagem de componentes de alumínio”, informa Fernando Garcia de Oliveira, gerente Nacional de Vendas da filial brasileira.

Esse processo, conforme o gerente, teve início há cerca de dois anos quando o Grupo Sandvik decidiu adquirir a Precorp, empresa norte-americana especializada em ferramentas rotativas de PCD e metal duro de alta produtividade para o setor aeroespacial. “A grande novidade é que estamos migrando as soluções da Precorp para aplicação na indústria automotiva”, explica.

A grande maioria das ferramentas produzidas pela Precorp são especiais, com operação conjugadas visando o ganho de tempo nas operações. São ferramentas que se caracterizam pela vida útil longa e capacidade de trabalho com altos parâmetros de corte. “Acompanhando a tendência que está ocorrendo na área de motores, de migração dos blocos e cabeçotes em alumínio, teremos soluções que vão nos deixar ainda mais competitivos no que se refere aos índices de produtividade”, afirma Oliveira. “A Precorp vem complementar o portfólio da Coromant, agregando uma série de produtos à nossa linha, ampliando nossa capacidade de oferecer pacotes completos para os clientes”.

Conceito Revolucionário – A linha Coromant também tem várias inovações para o setor automotivo. Um bom exemplo é a fresa de facear Coromill 5B90 que introduz novo conceito no mercado e que tem a maioria de suas aplicações em peças automotivas, em particular os blocos e cabeçotes de alumínio. “Essa família de fresas para usinagem em acabamento traz um conceito revolucionário, extremamente produtivo, que resolve a maior parte dos problemas que hoje se encontra nesse tipo de operação: minimiza a rebarba, melhora o acabamento e a planicidade”, explica Oliveira. Segundo ele, estão sendo realizados os primeiros testes com clientes no Brasil e a Coromill 5B90 será lançada no começo de 2015.

O portfólio da Coromant ganhou também uma família de classes para pastilhas específicas para a usinagem de virabrequim. “Trata-se de um produto Premium que, por enquanto, está sendo identificado como A1H9”, explica, acrescentando que essas novas classes, para usinar tanto aço quanto ferro fundido, contam com novos substratos e novas coberturas, projetados para oferecer ganhos de vida útil de 30 – 40%. “Para sua própria conveniência o cliente pode optar por ter um incremento na velocidade de trabalho, aumentando os parâmetros de corte, ou, se preferir, pode manter a condição atual e aumentar a vida da ferramenta”.

Tecnologia Inveio – O gerente também inclui no pacote para o setor automotivo as novas classes com a tecnologia Inveio de revestimentos. Voltada para o torneamento, a primeira classe lançada com esta nova tecnologia foi a 4325 em 2013. Recentemente, a família foi acrescida com o lançamento da 4315, de maior dureza, e será complementada em breve com o lançamento da 4335. De acordo com Oliveira, as novas classes se caracterizam pelo novo substrato de metal duro, otimizado, com destaque para o revestimento. “Trata-se de um novo processo de revestimento, patenteado pela Sandvik Coromant, no qual os cristais são direcionados – é chamado de estrutura cristalina alinhada – que confere propriedades mecânicas superiores na comparação com os processos tradicionais, oferecendo maior resistência ao surgimento de microtrincas e postergando o processo de desgaste”, diz Oliveira, frisando que brevemente a tecnologia Inveio também estará disponível para a linha de fresamento.

No campo dos desenvolvimentos que estão prestes a ser lançados no mercado mundial, o gerente destaca uma fresa com pastilhas multiarestas. “É uma ferramenta de aplicação genérica e que vem atender uma demanda de nossos clientes”, explica.

Para encerrar, Oliveira ressalta a inovação, em termos de conceito de utilização, que a empresa adotou para a linha de barras antivibratórias Silent Tools. “Antigamente, só se recorria às barras antivibratórias para resolver problemas, como no caso de furos profundos, grandes comprimentos, ou seja, quando se tinha algum tipo de limitação na usinagem”, observa. O programa de barras antivibratórias e adaptadores porta-fresas foi otimizado e o conceito mudado. “Agora essas ferramentas são utilizadas não mais apenas em situações críticas, mas também quando se quer ganhar produtividade. Com essas ferramentas, dentro desse novo conceito, se consegue ultrapassar os limites normais de avanço, com ganhos de 30 a 40% em produtividade”. E conclui: “Nós agregamos valor às ferramentas antivibratórias”.

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.