São Paulo, 18 de abril de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

18/10/2014

Broca escalonada de PCD Mapal: 75% mais rápido


(19/10/2014) – Uma das maneiras mais consagradas de tornar os processos de produção mais eficientes é a combinação de diversas operações de usinagem em uma única ferramenta. Porém, de acordo com a fabricante de ferramentas Mapal, esta combinação de operações gera grande volume de cavacos, que tem de ser controlado de maneira confiável e escoado com eficiência.

A nova broca escalonada de PCD com canal helicoidal da Mapal assegura escoamento otimizado dos cavacos, de modo a possibilitar relevantes reduções no tempo de usinagem nos processos de furação e mandrilamento em peças de alumínio. Nas aplicações onde eram necessárias três ferramentas para realizar os furos-piloto, furação e mandrilamento, agora podem ser realizadas com apenas uma ferramenta, de uma só vez.

Diversas características são cruciais para o bom desempenho da nova broca. Os bolsões de cavaco helicoidais contribuem, especificamente, para um escoamento muito bom para fora do furo, assegurando que não haja congestão de cavacos, mesmo na transição da furação do bloco sólido para a etapa de mandrilamento do furo. A geometria e inclinação corretas do canal são cruciais para isto, e os bolsões de cavaco também são polidos ao longo de todo o comprimento da broca para minimizar a fricção dos cavacos. As lâminas de PCD se encaixam perfeitamente na espiral de furação do bloco sólido e a etapa de mandrilamento resulta em bom desempenho de corte da broca.

Dessa forma, é reduzida a transferência de calor para a peça, quando comparado com as brocas convencionais de canais retos. E, por fim, a posição correta dos furos de refrigeração MQL é crucial para o desempenho da broca, de modo que o aerossol atinja os pontos onde a lubrificação se faz necessário. Isto reduz o risco de aresta postiça e também ajuda naturalmente a prolongar a vida útil da broca.

FURO EM VELAS DE IGNIÇÃO – Um exemplo de aplicação é o furo em velas de ignição, em um cabeçote de cilindro de AlSi6Cu4. O furo é produzido em um centro de usinagem com MQL, fazendo com que seja importante a remoção controlada de cavacos do furo. A uma rotação de n = 5.600 rpm, e avanço de vf = 2.500 mm/min, a solução da Mapal reduz o tempo de ciclo em 75%. Isto corresponde a uma economia de tempo de 42 segundos para um cabeçote de cilindro em um motor de 4 cilindros, oferecendo um aumento significativo na rentabilidade e na produtividade.

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.