São Paulo, 23 de abril de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

18/10/2014

Iscar apresenta várias novidades em corte e canal

(19/10/2014) – “A Iscar entende perfeitamente que operações de corte e canal são aspectos extremamente importantes no processo de torneamento. Como vários fatores precisam ser considerados em todas as operações de corte e canal, incluindo a máquina a ser utilizada, o tipo de material que será cortado ou ranhurado, a profundidade de corte necessária e as taxas de avanço e de velocidade, a Iscar apresenta a mais adequada e eficiente solução de corte e canal em qualquer circunstância”, escreve Kobi Guy, gerente de Produto Parting Tools Systems da Iscar, em Israel, ao apresentar as novidades da empresa para corte e canal.


TANG-GRIP – A pastilha Tang-Grip possui aresta única, desenvolvida para possibilitar operações de corte eficientes. Conta com um seguro sistema de fixação tangencial, que proporciona vida três vezes maior do alojamento, quando comparado com qualquer outro sistema convencional de autofixação. “O robusto sistema de fixação Tang-Grip permite realizar operações de usinagem com altas taxas de avanço, proporcionando excelente retilinidade e acabamento de superfície”, informa Guy.

Nesta linha, o gerente destaca que uma das mais recentes inovações foi a introdução de lâminas muito econômicas. De topo reto, as lâminas possuem quatro alojamentos, comparada com a versão anterior que possuía apenas dois alojamentos, já os porta-ferramentas possuem dois alojamentos em relação ao seu antecessor, que tinha apenas um.

“Ao dobrar o número de alojamentos, os novos e avançados porta-ferramentas e lâminas proporcionam vantagem econômica com a metade do preço por alojamento, quando comparada com outras ferramentas e lâminas. Nenhuma outra empresa consegue oferecer uma vantagem econômica como essa”, afirma.

Rígidas e capazes de suportar altas cargas sobre a aresta de corte (altos avanços), as novas lâminas resistem às cargas laterais, resultando em excelente retilinidade de superfície. As lâminas de 35 mm (30 mm mais longas do que qualquer outra lâmina standard) podem ser usadas em aplicações de cortes e canais profundos. Além disso, devido à configuração de topo reto da Tang-Grip, não há a obstrução dos cavacos em nenhuma das possíveis condições de usinagem.

Cobrindo todas as aplicações de corte e canal, a gama de pastilhas Tang-Grip está disponível com grande variedade de quebra-cavacos e com arestas de corte frontal neutra e angular. A extensa gama inclui lâminas e pastilhas com larguras de 1,4 a 12,7 mm, na classe IC830 e uma chave extratora de fácil utilização. Nas classes Sumo-Tec IC5400 e a IC808, apresentam a gravação de uma régua para auxiliar no ajuste do balanço e são fornecidos em tamanhos standard que se encaixam nos blocos da ISCAR.


PENTA IQGRIP – Após a introdução bem-sucedida das pastilhas Penta 24 e 34, a Iscar lançou nova evolução da família: a Penta IQGrip. Como o prefixo Penta sugere, a nova pastilha conta com cinco arestas de corte e está disponível com larguras de 2 e 3 mm, ideias para operações de corte de peças com até 40 mm de diâmetro ou profundidades de até 20 mm.

Guy afirma que “o inovador sistema de fixação do tipo rabo de andorinha garante às pastilhas Penta IQGrip uma fixação muito estável, indexação segura e rápida reposição da pastilha. Além disso, sua estrutura robusta permite a aplicação de altos parâmetros, resultando na redução do tempo de corte”, oferecendo ainda excelentes características de retilinidade e de acabamento de superfície em aplicações de corte.

“A Penta IQGrip supera todos os outros mecanismos de autofixação / parafuso atualmente disponíveis. E, quando comparada com as pastilhas de corte concorrentes, que possuem mais de duas arestas de corte, proporciona o dobro de profundidade de corte”, avalia, destacando que “é capaz de superar os resultados das pastilhas concorrentes com aresta de corte única, dupla, ou tripla em aplicações de corte e canal”

A Penta IQGrip garante vida prolongada da pastilha, o que equivale a pelo menos o dobro do rendimento quando comparada com as pastilhas com aresta de corte única, dupla, ou tripla e estão disponíveis em três tamanhos para operações de corte: D22 (diâmetro da peça de até 22 mm), D32 (diâmetro da peça de até 32 mm) e D40 (diâmetro da peça de até 40 mm). Os tamanhos D22 e D32 mm podem também ser usados em tornos tipo-suíço e pequenos tornos CNC.

Todas as pastilhas apresentam quebra-cavacos tipo C ou J para operações em uma ampla gama de materiais. Produzida na classe IC808G, um substrato com grãos finos e endurecidos, oferece excelente resistência ao lascamento, enquanto que a cobertura de TiAlN PVD oferece impressionante resistência ao desgaste.


DO-GRIP – Além das pastilhas com configurações convencionais de uma e duas arestas de corte, a Iscar oferece a exclusiva pastilha com duas arestas de corte torcidas aplicadas sem limite de profundidade de corte. “A linha Do Grip inclui a maior variedade de larguras de corte disponíveis atualmente no mercado, abrangendo todas as áreas de aplicação, incluindo ampla gama de quebra-cavacos e as mais avançadas classes para garantir um desempenho imbatível e uma vida prolongada da aresta de corte”.

JET-CUT – Ao usinar materiais como o aço inoxidável ou ligas resistentes ao calor, a temperatura próxima da aresta de corte torna-se extremamente elevada. Além disso, este tipo de material tende a aderir sobre a aresta de corte, causando problemas de arestas postiças. Esse fenômeno pode ser reduzido por uma refrigeração eficiente sobre a aresta de corte.

Com a refrigeração estabilizada através da pastilha, as pastilhas DGNC, projetadas para operações de corte e canal de aço inoxidável e ligas resistentes ao calor, oferecem uma série de vantagens importantes. “A Jet-Cut é uma pastilha Do-Grip que possui um canal de refrigeração interno engenhosamente desenhado passando pela pastilha. Esse detalhe garante que o corpo da pastilha seja refrigerado internamente, proporcionando, ao mesmo tempo, um eficiente jato de refrigeração sobre a aresta de corte”, explica Guy.

Segundo o gerente, além de proporcionar melhor acabamento superficial, o uso da Jet-Cut Do-Grip minimiza ou elimina a formação de arestas postiças, especialmente na usinagem de aço inoxidável e ligas resistentes ao calor. “Materiais como, titânio, inconel ou aço inoxidável austenítico tendem a esticar e endurecer durante o processo de corte formando cavacos longos e emaranhados. A eficiente refrigeração da zona de corte com o uso da pastilha Jet-Cut Do-Grip melhora a formação dos cavacos e minimiza os desgastes de flanco e a formação de craterização”.

“Um problema comum em aplicações de corte e canal é que os cavacos podem impedir que o refrigerante chegue até à aresta de corte, reduzindo assim a vida da pastilha. Mais uma vez, o desenho exclusivo das pastilhas DGNC permite a eficiente chegada de altos níveis de refrigeração, contribuindo substancialmente para uma vida prolongada da ferramenta”, conclui o gerente de Produto da Iscar.

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.