(28/09/2014) – A Cummins Turbo Technologies, unidade de Negócio da Cummins South America, anuncia a nacionalização da linha Holset HE 200 WG, desenvolvida para auxiliar a tendência de downsizing dos motores de 2 a 5 litros, incluindo os da Série F. O início da produção dos turbos está alinhado à estratégia da empresa de nacionalizar, em 2015, o motor ISF 3.8L e, em 2016, a versão 2.8L.
“O aumento da demanda e o alinhamento às regras dos programas Inovar-Auto e Finame foram os fatores determinantes para o início da produção local”, diz Wallace Faria, gerente de Suprimentos da unidade. “Estamos vislumbrando com o conteúdo local a oportunidade de negócios com novos OEMs e também novos projetos com a própria Cummins”.
De acordo com Marcelo Giannini, supervisor de Vendas, as tecnologias avançadas de produção disponíveis na fábrica da Cummins Turbo, localizada em Guarulhos (SP), permitiram ajustes mínimos para o início da produção local da Série HE 200. “Foram feitas apenas algumas adaptações, com ferramental simples e poucas alterações na linha”, diz.
Com tecnologia Wastegate, a linha HE 200 é voltada para o segmento de comercial leve e traz modernizações para acompanhar a tendência de downsizing dos motores já disponível nas versões ISF 3.8L e ISF 2.8L da Cummins. Hoje a linha de turbos que atende à Série F traz melhor eficiência dos estágios, redução de atrito interno e consequentemente diminuição do consumo de combustível.
“Os turbos HE 200 também foram projetados para proporcionar temperaturas menores de trabalho do motor, prolongando sua vida útil”, explica Fábio Bassetti, engenheiro de aplicações Sênior da CTT. “Quando o assunto é desempenho, a série HE 200 traz melhores respostas nas acelerações, reduz custos de manutenção por oferecer menos intervenções e menor consumo de combustível para o cliente final”.