São Paulo, 19 de abril de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

30/08/2014

Itaipu inicia testes com avião elétrico nacional


(31/08/2014) – A Itaipu Binacional deu início aos testes de solo do SORA-e, o primeiro avião elétrico tripulado da América Latina. Com capacidade para duas pessoas, o avião faz parte do Programa Veículo Elétrico (VE) da empresa, que conta também com dois carros elétricos e que visa o desenvolvimento de pesquisas na área de materiais compósitos, além de incentivar a utilização de matrizes limpas de energia.

“Esse estágio é importante para o projeto porque é o momento em que fazemos os principais ensaios de solo. Depois, será feita a certificação do modelo com os órgãos competentes e, finalmente, o voo inaugural”, afirmou o coordenador brasileiro do Programa VE, Celso Novais. Segundo ele, a expectativa é realizar o voo inaugural entre outubro e novembro deste ano, em local ainda a ser definido – Foz do Iguaçu ou São José dos Campos.

A aeronave foi projetada pela empresa ACS, de São José dos Campos (SP). O modelo teve sua produção iniciada em 2006, mas movido à combustão. O presidente da ACS, engenheiro Alexandre Zaramella, explica que o SORA-e chegou a Foz do Iguaçu com praticamente 90% do trabalho concluído. “Toda a parte estrutural está pronta e o motor, instalado. Faltam as baterias e a hélice. Esta última virá dos Estados Unidos, fabricada especialmente para o modelo.”

Com 8 metros de envergadura (de uma ponta a outra da asas) e 650 kg de peso total, o SORA-e terá autonomia de uma hora de voo e velocidade máxima de 340 km/h. O modelo vai carregar um motor elétrico duplo, fabricado na Eslovênia, com potência máxima de 140 kW, e um conjunto com seis packs de baterias, contendo 16 células cada um. A estrutura é feita com fibra de carbono e o painel terá tela com tecnologia touch screen.

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.