São Paulo, 24 de abril de 2024

23/08/2014

PentaCut permite cortes de até 20 mm de profundidade


(*) João Paulo Pafaro Toniatti

(24/08/2014) – Hoje o Brasil está inserido em um mercado global extremamente competitivo. Como exemplo, empresas do mesmo grupo competem entre si para conseguir produzir ao menor custo possível, independentemente de sua posição geográfica.

Para conseguir esta competitividade, as empresas estão em busca de parceiros que tragam novidades, produtos que ofereçam condições técnicas para aumentar a produtividade sem fazer grandes investimentos. Para atender a essa demanda, a Iscar do Brasil constantemente traz novos produtos e tecnologias ao mercado brasileiro. É o caso da família Penta-Cut, que permite cortes de até 20 mm de profundidade e, como o seu próprio nome diz, as pastilhas contam com cinco arestas de corte.

A Penta-Cut possui fixação tangencial e permite trabalhar com taxas de avanço superiores aos recomendados para insertos tradicionais de corte com aresta dupla ou singular. Além disso, em um único suporte é possível a montagem de diferentes espessuras reduzindo o número de itens em estoque.

Outra característica importante nessa família é a disponibilidade de blanks para afiação. Isso permite que as operações de perfil sejam executadas por um inserto de 5 arestas que irá usinar todo o perfil em um único movimento radial, reduzindo o tempo de usinagem e aumentando a produtividade.

Empresas que possuem tornos automáticos ou tornos multifusos e que utilizam ferramentas de perfilamento com blank inteiriço de metal duro também podem substituí-los por pastilhas especiais da família Penta-Cut, reduzindo o custo de afiação e de set-up.

A fábrica da Iscar em Vinhedo-SP possui vários resultados positivos de pastilhas que foram projetadas e fabricadas por especialistas brasileiros com tecnologia israelense. Insertos Penta-Cut de extrema precisão, garantem a rugosidade e tolerância no perfil e com honeamento de aresta, prevenindo avarias e desgaste prematuro da pastilha.

(*) João Paulo Pafaro Toniatti é engenheiro de Produto da Iscar do Brasil

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.