São Paulo, 20 de abril de 2024

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23/08/2014

Volks eleva em 50% capacidade de produção da Saveiro


(24/08/2014) – A Volkswagen do Brasil concluiu investimento de R$ 300 milhões na área de armação de carroceria da Saveiro na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo. O projeto, iniciado em 2013, ampliou a capacidade de produção do modelo em 50%. A Saveiro é produzida exclusivamente na fábrica do ABC paulista.

17 robôs de nova geração foram acrescentados à linha de armação da Saveiro, que passou a contar com 168 robôs, com aumento considerável de desempenho, já que são 10% mais rápidos e 15% mais leves do que os da geração anterior. A linha ganhou ainda sistemas de solda que garantem eficiência de 99,9%, sistemas on-line de medição a laser, novos dispositivos, testes e construção de novas estruturas de produção. “O que configura esta linha de produção como a mais moderna, automatizada e precisa do País para a produção de veículos comerciais”, segundo comunicado de imprensa da montadora.

Inovações tecnológicas – A VW do Brasil informa que o projeto incluiu diversas inovações tecnológicas inéditas no País, como, por exemplo, as pinças de solda controladas por sistema IQR, que monitora os parâmetros de solda e permite que os pontos sejam liberados somente quando os valores estabelecidos estiverem alcançados, garantindo a qualidade dos pontos e a estrutura da carroçaria favorecendo a qualidade e a eficiência. Além disso, a pinça de média frequência, comparada às pinças convencionais de 60Hz, necessita de menor corrente e consequentemente menor energia para gerar a fusão das chapas.

Outro equipamento inédito no Brasil é utilizado para a realização da geometria da plataforma do veículo (assoalhos dianteiro e traseiro e longarinas dianteiras). “O equipamento oferece flexibilidade para o processo de montagem, pois permite que diferentes modelos possam ser armados na mesma linha, com total garantia de qualidade e eficiência”, explica Celso Placeres, diretor de Engenharia de Manufatura da Volkswagen do Brasil.

O fechamento da carroceria é realizado em equipamento “Framer”, que está em sua 3ª geração e é único no Brasil, onde são soldadas as laterais na plataforma e o teto da carroceria. Ele gera economia de 15%, em relação à geração anterior, no tempo necessário de preparação para produzir modelos diferentes, além de permitir modificações sem parada de linha. Outra novidade é a implantação do padrão VASS de padronização elétrica e de comunicação mais robusta e rápida entre todos os equipamentos eletrônicos da nova Armação, que também facilita e agiliza a manutenção.

A Armação ainda inclui outra novidade no processo produtivo brasileiro: o uso de robôs com projetores de laser para fazer a medição das dimensões da carroceria “on line”. Esses dados são enviados imediatamente para a área de monitoramento, garantindo um controle de qualidade ainda mais preciso durante o processo produtivo.

Fábrica Digital – O projeto da nova Armação da Anchieta, exclusiva para a Nova Saveiro, foi desenvolvido com auxílio da “Fábrica Digital”, tecnologia do Grupo Volkswagen que consiste em um conjunto de softwares adaptados para simular virtualmente os processos produtivos, antes da implementação física. A “Fábrica Digital” auxiliou nos trabalhos de flexibilização da Nova Armação (permitindo que a área esteja apta para produzir vários modelos diferentes) e de otimização do fluxo logístico.

“A Fábrica Digital permite realizar simulações, que garantem a definição do melhor e mais robusto processo produtivo, minimizando o prazo de implementação, otimizando o tempo de fabricação e balanceamento da linha, além de promover a melhoria da ergonomia, levando à excelência os movimentos do trabalhador e gerando maior produtividade”, afirmou o diretor de Engenharia de Manufatura da Volkswagen do Brasil, Celso Placeres.

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