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15/07/2014

BYD vai fabricar ônibus elétricos em Campinas


(15/07/2014) – A chinesa BYD – especializada em veículos híbridos e elétricos, baterias e novas energias – anunciou nesta segunda-feira, 14 de julho, que investirá R$ 200 milhões em uma fábrica de ônibus elétricos em Campinas (SP), a primeira da América Latina.

A unidade, que deve gerar com 450 postos de trabalho, será responsável pela montagem de ônibus elétricos, de baterias de fosfato de ferro, além de abrigar a montagem de painéis solares. A instalação contará ainda com um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento voltado a tecnologias para veículos elétricos, baterias, smart grid, energia solar e iluminação. A meta é produzir também carros elétricos no Brasil, mas para isso a empresa aguarda incentivos governamentais.

Testes com ônibus elétricos da BYD no Brasil foram feitos em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Palmas, Sorocaba e Piracicaba. E, segundo metodologia e programa de testes liderados pela C40 Cities & Fundação Clinton, das 16 diferentes tecnologias de ônibus avaliadas em quatro cidades da América Latina (Rio de Janeiro, São Paulo, Santiago e Bogotá), o ônibus elétrico da BYD teve o melhor desempenho dos testes, apresentando redução de 81% no consumo energético e redução de 75% no custo operacional, além de menor custo de manutenção e poucas adaptações nas garagens.

O modelo de negócios adotado pela BYD para introdução dos ônibus elétricos no mercado nacional será vendê-los pelo mesmo preço do similar a diesel, com o contrato de leasing da bateria a ser pago pela economia do combustível. Modelo similar será oferecido para táxis. Sem entrada e sem pagamento pelo veículo, o taxista pagará o custo do combustível para a BYD, via contrato de leasing do veículo com bateria e energia inclusas. Assim, a empresa espera viabilizar a troca de amplas frotas de veículos poluentes para veículos de emissão zero, sem aumento nos custos dos sistemas de transporte público.

Fábrica em Campinas – Serão 32 mil m² de área, sendo 20 mil m² de área construída. “A planta industrial terá capacidade de produção de 500 a 1000 unidades de ônibus e baterias quando alcançar sua plena operaçãochr38rdquo;, revela o presidente da BYD Brasil, Tyler Li. “Temos ainda interesse da empresa em fabricar células de baterias e chassis para ônibus elétricos no Brasil no futuro próximochr38rdquo;.

Especialista em baterias recarregáveis e veículos elétricos, a BYD tem 180 mil funcionários em 11 parques industriais em toda a China. A BYD também tem plantas industriais e escritórios nos Estados Unidos, Europa, Japão, Coréia do Sul, Índia, Taiwan, Hong Kong e São Paulo. A fábrica de ônibus elétricos de Campinas será a terceira fora da China.

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