São Paulo, 24 de abril de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

05/07/2014

Helibras entrega 1º helicóptero produzido no Brasil


(06/07/2014) -A fabricante de helicópteros Helibras entregou à Marinha brasileira a primeira aeronave EC725 que passou por todas as etapas de produção no Brasil, na fábrica da empresa em Itajubá (MG). O helicóptero militar faz parte do acordo de compra de 50 aeronaves firmado com o Ministério da Defesa e que inclui transferência de tecnologia, alto índice de nacionalização e amplo envolvimento da cadeia industrial brasileira.

A entrega do 12º helicóptero foi realizada no mês passado. As entregas anteriores às Forças Armadas já contavam com itens produzidos no Brasil, equipagem elétrica e mecânica, cablagem, caixa de transmissão, rotor e toda a configuração básica. Recentemente, os 11 helicóptero já entregues completaram 5 mil horas de voo.

O contrato assinado com o Ministério de Defesa previa a transferência tecnológica, nacionalização e estímulos ao fortalecimento da cadeia industrial aeronáutica. Três dias após a entrega do 12º modelo EC725 a Helibras organizou um evento em parceria Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (INDI) e da Prefeitura de Itajubá para apresentar suas necessidades atuais na área de manutenção de componentes e identificar os potenciais fornecedores para projetos futuros, incluindo o programa que prevê a concepção, desenvolvimento e produção de um novo modelo de helicóptero no país a partir de 2020.

Em função do programa do EC725 já foram assinados 16 contratos com indústrias nacionais responsáveis por diversos componentes e sistemas das aeronaves brasileiras. São fabricantes como a Inbra, que está recebendo a tecnologia para fabricar a estrutura intermediária do helicóptero em material composto, peça que no Brasil ninguém produz em carbono e que interessa muito ao país, não somente para a fabricação de helicópteros, mas para a indústria aeronáutica como um todo.

Outras fornecedoras de materiais e serviços também estão se qualificando, e a tecnologia internalizada no país poderá ser utilizada por elas em outros projetos de aviação, permitindo que expandam suas atividades e que possam entrar na cadeia de fornecedores das demais subsidiárias da Airbus Helicopters em suas necessidades específicas.

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.