São Paulo, 16 de abril de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

12/04/2014

Ford inicia a produção de motores na Bahia


(13/04/2014) – Começou a operar comercialmente na semana passada a fábrica de motores da Ford em Camaçari (BA). Com investimento de R$ 400 milhões e a geração de 300 novos empregos diretos, a fábrica vai produzir a mais nova geração de motores 1.0 de três cilindros flex, atual tendência para veículos compactos.

A nova fábrica vai produzir o motor Ford 1.0 3C Duplo Comando Flex, projeto especialmente desenvolvido pela engenharia brasileira da marca para equipar o Novo Ka, que será estará no mercado ainda este ano. Segundo a montadora, a fábrica de motores de Camaçari está entre as mais modernas do mundo, equipada para operar com padrão de qualidade global e alta produtividade.

“Esta nova fábrica é mais um marco do investimento da Ford na Bahia e no Nordeste. Fomos a primeira a produzir carros e, agora, somos também a primeira a produzir motores na região”, disse Steven Armstrong, presidente da Ford América do Sul. “Ela vai produzir o avançado motor de 3 cilindros que equipará nosso futuro carro compacto global.”

Tecnologia de produção – Com capacidade instalada para 210 mil motores/ano, a fábrica traz o estado da arte em produção de motores e é completa, produzindo desde o bloco e o cabeçote usinados até a montagem final em sua linha avançada e ergonômica.

Além de cerca de 40 robôs e carregadores automáticos de peças, conta com 34 centros de usinagem e máquinas especiais para usinagem dos blocos e cabeçotes. A linha de montagem, de última geração, conta com estações projetadas para oferecer eficiência e ergonomia para os operadores.

100% dos equipamentos da fábrica são conectados via wi-fi a uma central de gerenciamento, permitindo o monitoramento on-line da produção, da qualidade e da manutenção das máquinas e ferramentas. A área de produção tem pressão do ar e temperatura controladas para eliminar o risco de contaminação. O sistema de qualidade inclui a rastreabilidade de 100% das estações. Com isso, é possível ter o histórico de produção de cada item do motor. Câmeras de alta definição verificam o posicionamento correto das peças na montagem do motor, dentro de uma estratégia de zero defeito. Conta também com o suporte de um completo e moderno laboratório de metrologia. Seus sistemas de aferição incluem a medição de 100% dos cilindros e mancais do bloco. Um dinamômetro de alta tecnologia é usado no controle diário da produção.

“A Fábrica de Motores de Camaçari faz parte da mais rápida e mais ambiciosa expansão da manufatura global da Ford nos últimos 50 anos”, disse John Fleming, vice-presidente executivo de Manufatura Global e Relações Trabalhistas. “A Ford está realizando este ano a sua sequência mais agressiva de lançamento de produtos, com a introdução de 23 novos veículos globalmente. Essa fábrica de motores vai ajudar a apoiar a nossa estratégia de crescimento nas áreas de manufatura e produto.”

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.