São Paulo, 25 de Outubro de 2014

    Notícias

    Engebasa investe R$ 76 milhões em Guaíba (RS)

    (23/02/2014) - A Engebasa Mecânica e Usinagem, empresa com sede em Cubatão (SP), assinou acordo com o Governo do Rio Grande do Sul para implantar fábrica de torres metálicas para parques eólicos em Guaíba (RS). A inauguração, prevista para o segundo trimestre de 2014, ocorrerá em seguida ao início das operações da fábrica de aerogeradores da Impsa, na mesma cidade. O investimento é estimado em de R$ 76 milhões. Serão contratados 230 funcionários e outras 85 vagas devem ser geradas indiretamente.

    A empresa já possui escritório em Guaíba e pretende superar, no RS, a produção anual de torres feita na sede em Cubatão. A planta tem área total de 147 mil m², sendo 20 mil m² de área construída, e capacidade de produção de 300 torres/ano, enquanto Cubatão produz 168 torres de aço por ano, de 65 m, 78 m e 100 m de altura.

    O Rio Grande do Sul conta com 469 MW instalados em 16 parques eólicos, sendo um ainda em construção. O potencial eólico do Estado está calculado em 15,8 GW, enquanto o total brasileiro é de 143 GW.

    No mercado desde 1971, a Engebasa até recentemente atuava apenas com serviços de fabricação, fornecimento, manutenção, reparo e modernização de equipamentos para as indústrias siderúrgicas, seja pela caldeiraria ou pela usinagem pesada. Em 2008, diversificou seus negócios e passou a atuar no segmento de fabricação de torres eólicas.

    Hoje, a empresa é responsável por mais de 35% da produção nacional de torres eólicas. Com a nova unidade, a empresa pretende iniciar também a exportação. A fábrica em Guaíba possui localização estratégica: próxima ao Porto de Rio Grande, com 291 km de distância e também das fronteiras do Uruguai (289 km) e Argentina (628 km). Atualmente, os principais clientes da companhia são Gamesa, Impsa, Wobben, Alstom e Suzlon.


    Voltar