São Paulo, 07 de maio de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

19/10/2013

Seis plantas da Ford no mundo já utilizam usinagem MQL


(20/10/2013) – Atualmente seis fábricas da Ford no mundo já estão utilizando o processo MQL – usinagem com mínima quantidade de lubrificação. São três plantas nos Estados Unidos, duas na Europa (Romênia e Alemanha) e uma na China; duas voltadas à produção de transmissões e quatro de motores. Em breve, segundo a montadora esse número irá dobrar, incluindo a fábrica de motores que está sendo construída em Camaçari (BA).

A implementação do MQL faz parte do compromisso da montadora com a sustentabilidade. “O MQL é um processo que lubrifica as ferramentas de corte (durante o processo de usinagem) com um spray de óleo apenas onde e quando necessário”, explica a Ford em nota publicada em seu site. “Comparativamente, o processo com refrigeração convencional ‘inunda’ as peças com fluidos de usinagem, exigindo grandes quantidades de líquidos para refrigerar e lubrificar as ferramentas de corte utilizadas na produção de motores e transmissões”.

De acordo com a Ford, uma linha de produção com MQL economiza cerca de 1 milhão de litros de água por ano. Na planta de Colônia, na Alemanha, por exemplo, o consumo de água por motor produzido foi reduzido em 50% de 2011 para 2012, com a introdução do processo MQL.

“Reduzir o impacto ambiental de nossas fábricas é uma parte crítica do compromisso global de sustentabilidade da Ford”, disse Andrew Hobbs, diretor de Qualidade Ambiental da Ford. “A expansão de novos processos, como o MQL, em toda a nossa rede global de instalações, nos permitirá impacto ainda maior.”

ÓLEO – De acordo com a montadora, o MQL reduz a quantidade de óleo necessária para a usinagem de um motor ou transmissão em mais de 80%. “Como não exige a instalação do sistema de refrigeração das linhas de produção, o MQL também ajuda a reduzir o consumo de energia”, destaca. Além disso, “as linhas convencionais de usinagem produzem névoa, o que não ocorre no caso do MQL, possibilitando também a melhoria da qualidade do ar das nossas fábricas”.

Bill Russo, diretor de Manufatura de Powertrain da Ford, acrescentou que a “a tecnologia MQL também será incorporada às futuras instalações de produção de motor e transmissão, ressaltando nosso compromisso com os processos de manufatura avançados que reduzam o consumo de água e outros recursos”.

A montadora afirma que continuará trabalhando para reduzir em 30% o consumo de água em por veículo produzido até 2015. Entre 2000 e 2012, a empresa diz já ter reduzido o uso de água em suas instalações em 62% – economizando cerca de 40 bilhões de litros.

As seis plantas que adotaram o processo MQL são as fábricas de motores instaladas em Changan (China), Craiova (Romênia), Colônia (Alemanha) e Michigan. As duas fábricas de transmissão também estão instaladas no estado de Michigan, nos EUA.

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.