São Paulo, 19 de Novembro de 2017

    Produtos

    Dormer aposta no rosqueamento com machos laminadores

    (20/01/2013) - O rosqueamento com machos laminadores é ainda um recurso pouco utilizado, apesar de oferecer vantagens significativas em relação aos métodos tradicionais de rosqueamento. Com o desenvolvimento de uma nova linha de machos laminadores de alto desempenho, a Dormer Tools pretende ampliar essa aplicação.

    De acordo com a fabricante, uma das principais vantagens é que, no rosqueamento via laminação, a formação da rosca é livre de cavacos. O resultado é uma rosca mais forte e capaz de suportar cargas mais elevadas. Assim, a empresa recomenda que seus machos laminadores sejam empregados com velocidades mais altas do que machos de corte convencionais, promovendo o aumento da produtividade.

    Para a nova linha foi desenvolvida uma geometria que possibilita um processo muito estável, representando menor risco de quebra, bem como maior precisão do fio acabado e menor rugosidade da superfície.

    “Nossos novos machos laminadores possibilitam a produção de filetes precisos em uma vasta gama de materiais, incluindo aço inoxidável, metais não-ferrosos e alumínio”, afirma Hans Persson, gerente de Produto de Rosqueamento da Dormer. “O fato de os mesmos machos poderem ser utilizados em furos passantes e cegos é uma demonstração da versatilidade da linha”.

    O gerente lembra ainda que, como a formação da rosca não produz cavacos, não há necessidade de limpar as aparas produzidas na operação de corte, que podem causar a quebra dos machos e parada de máquina.

    Fabricados em aço rápido com cobalto (HSS-E), os machos Dormer estão disponíveis em acabamento brilhante ou com revestimento TiN. A empresa também desenvolveu uma versão com sulcos para óleo refrigerante.


    Voltar