São Paulo, 26 de abril de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

04/12/2011

Volvo inaugura fábrica de caixas de câmbio no Paraná

(04/12/2011) – A Volvo do Brasil inaugurou na semana passada, em seu complexo industrial de Curitiba, uma fábrica de caixas de câmbio eletrônica I-Shift. Na mesma ocasião, teve início a produção local dos motores de 11 litros. Ambos os componentes eram importados da Europa e montados nos caminhões na unidade fabril paranaense. Os investimentos nos dois projetos somam R$ 25 milhões.

A produção das caixas nacionais começa já na próxima semana. Elas equiparão as linhas de veículos pesados FH e FM que sairão da linha de produção do Paraná ainda este mês. “A caixa I-Shift tem tido uma fantástica aceitação no Brasil e nos demais países da América do Sul. Ela já equipa cerca de 80% dos caminhões FH e FM e mais de 90% dos ônibus rodoviários que saem de nossa linha de montagem em Curitiba”, declara Roger Alm, presidente da Volvo do Brasil.

O sucesso da caixa de câmbio eletrônica se deve, em boa parte, à sensível redução no consumo de combustível que proporciona – até 5% em relação aos veículos com equipamentos manuais. Além disso, proporciona maior durabilidade da embreagem, menor desgaste de pneus, além de aumentar o nível de conforto e segurança para o motorista.

“O Brasil passa a ser o primeiro país a ter uma fábrica de caixas de câmbio I-Shift fora da Suécia, sede mundial do Grupo Volvo”, comemora Nilton Roeder, diretor de Powertrain da Volvo Latin America. O projeto para a nacionalização da I-Shift durou cerca de dois anos e envolveu engenheiros brasileiros e suecos.

MOTORES – Esta semana também tem início a produção dos motores de 11 litros em Curitiba, que irão equipar os caminhões da linha FM e chassis de ônibus pesados da Volvo. “A produção local deste motor da mais agilidade para a operação brasileira”, informa Roeder, lembrando que a unidade brasileira é uma das cinco da corporação a produzir motores.

A unidade de motores da Volvo em Curitiba é reconhecida internacionalmente pela qualidade dos produtos que fabrica. É a única de todo o Grupo Volvo a possuir certificação bronze da World Class Manufacturing. O selo WCM é uma espécie de certidão que a operação trabalha continuamente para reduzir desperdícios com alto nível de qualidade, curto prazo de entrega e manufatura enxuta, além de atestar excelente eficiência operacional.

“Estamos aumentando nosso portfólio de produtos fabricados no Brasil”, diz Carlos Castilho, gerente responsável pelo projeto de nacionalização do motor 11 litros. “Nossa linha de motores é flexível. Agora produziremos motores de 13 e de 11 litros. E já estamos prontos para iniciar a produção na próxima semana”, complementa Alex Figueireido, engenheiro da área de Powertrain da Volvo do Brasil.

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.